Jardim Henriqueta Maia

Ílhavo inaugura jardim renovado e homenageia Carlos Paião

Jardim Carlos Paião

 

 

No próximo sábado, dia 26 de junho, serão inaugurados pela câmara municipal de Ílhavo, o requalificado Jardim Henriqueta Maia, e a estátua em homenagem ao músico ilhavense Carlos Paião.

 

A requalificação do Jardim Henriqueta Maia insere-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município de Ílhavo, e resulta de um investimento de superior a 1,4 milhões de euros, integrando-se no Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo (PARU).

 

No mesmo contexto, será ainda inaugurada uma estátua de homenagem ao artista ilhavense Carlos Paião, que ali ficará exposta, na calçada a que empresta o nome, lateral ao jardim. Com esta iniciativa, a câmara municipal de Ílhavo procura “manter vivas na memória coletiva as tradições, a cultura e as pessoas que notabilizaram e levaram mais longe o nome de Ílhavo e das suas gentes, para além de prestar o seu reconhecimento público deste notável autor e artista português, acarinhado por quem o consagrou e imortalizou”.

 

 

A escultura em bronze tem 1 metro e oitenta centímetros de altura, é da autoria do artista plástico Albano Martins e conta com a inscrição “#emPlayBack”, uma alusão à música daquele artista ilhavense. Em comunicado, o Município de Ílhavo informa que a estátua será colocada ao nível do solo, uma forma de promover uma relação de interação e proximidade direta entre o monumento e as pessoas que usufruirem daquela zona, bem como de a integrar a figura de Carlos Paião e a memória da relação próxima que mantinha com o público nos eventos culturais que acontecerem naquele espaço.

 

De acordo com a autarquia, esta reabilitação do espaço urbano contou com várias intervenções que ampliam a mancha verde no território e facilitam a mobilidade, através da conceção de corredores cicláveis e pedonais, promovendo a utilização do espaço público para fins culturais, comerciais e de lazer. Foram ainda requalificadas as ruas Carlos Marnoto e João Carlos Gomes, o Parque da Malhada, o Bairro dos Pescadores, a zona envolvente ao CIEMar e o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

 

 

*Fotos: Afonso Ré Lau

 

Partilhar

Post a Comment