Já foram inaugurados os novos percursos da Grande Rota da Ria de Aveiro

 

 

 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) inaugurou, ao final da manhã deste sábado, os percursos Dourado e Verde da Grande Rota da Ria de Aveiro. Depois de em outubro de 2020 já ter sido inaugurado o percurso Azul (GR 57), foi agora a vez de apresentar oficialmente os dois restantes percursos, numa iniciativa que se inseriu no Congresso da Região de Aveiro 2021.

 

O Percurso Dourado (GR58) é o mais amplo e diverso dos 3 percursos constituintes da Grande Rota da Ria de Aveiro. De perfil linear, ao longo dos seus cerca de 234 km, percorre e explora paisagens e ecossistemas que do mar e da Ria se estendem às serras e ao vale do Vouga. Indicado para o cicloturismo, este percurso atravessa algumas das mais importantes povoações da região.

 

O Percurso Verde (GR59) é o que mais se afasta da Ria de Aveiro ao longo do seu traçado de cerca de 194 km, destacando-se pela altimetria mais desafiante e desníveis acumulados mais acentuados. Tal como nos restantes percursos, a intermodalidade é uma das suas principais características, sendo possível percorrer os seus caminhos a pé ou de bicicleta. Da Ria de Aveiro aos vales do Vouga e do Alfusqueiro, da Bairrada vinhateira ao coração urbano de Aveiro, este é um percurso cheio de surpresas para conhecer.

 

Na sessão de inauguração, Ribau Esteves, presidente da CIRA, salientou o facto que a “grande ideia da Grande Rota é nós comunicarmos o nosso território e convidarmos as pessoas a percorrerem estes caminhos fantásticos que passam em todos os 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Além disso, a Grande Rota integra bem a oferta gastronómica e de alojamento, fazendo deste um roteiro absolutamente imperdível nos circuitos de turismo e visitação de Portugal”.

Partilhar

2 Comments

  • Filinto Elmano Clemente Girão Osório
    8 de Julho, 2021

    Seria possível a publicação de um mapa com estas GR?

Post a Comment