Bicicletas partilhadas da Mealhada já estão ao serviço da população

 

 

 

O sistema de bicicleta partilhada da Mealhada “BipeBipe” já está ao serviço da população. O processo é simples e gratuito: o utilizador deve registar-se, obter o seu cartão e, de seguida, pode usar as bicicletas. O cartão tem a validade máxima de um ano.

 

Neste momento, há duas as estações de parqueamento com bicicletas disponíveis: uma localizada junto à Câmara Municipal da Mealhada e outra junto ao Centro de Interpretação Ambiental, no Parque da Cidade da Mealhada. Para usar as BipeBipe, o munícipe tem que fazer um registo – na secretaria da Câmara Municipal, no Posto de Turismo da Mealhada ou no Centro de Interpretação Ambiental – que lhe conferirá a atribuição de um cartão de utilizador que permite desbloquear a bicicleta nas duas estações de parqueamento. Cada utilização decorre por um período máximo de duas horas, seguido de 30 minutos de paragem obrigatória para nova utilização.

 

O sistema esteve em fase de teste, com utilização por parte dos alunos das escolas, mas passa agora para o uso de toda a comunidade.

 

“É um sistema piloto de bicicletas partilhadas que estamos a implementar no sentido de criar uma cidade para as pessoas, promovendo a utilização de meios de transporte mais amigos do ambiente e estilos de vida saudáveis. Se pudermos fazer pequenas deslocações e até dar passeios de bicicleta, porque não o haveremos de fazer?”, sublinha Rui Marqueiro, apelando a que a população experimente as BipeBipe.

 

O sistema de bikesharing colaborativo, que envolve a autarquia, as escolas locais, as empresas, as associações, experts da bicicleta e a comunidade em geral, é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do “Mealhada Bike Lab – laboratório da bicicleta”, financiado pelo Fundo Ambiental no projeto “Mealhada +: educação, bicicleta e sustentabilidade”.

Partilhar

Post a Comment