Aveiro é a região com mais empresas Gazela do Centro

 

 

A região Centro conta, pela segunda vez, com mais de uma centena de empresas Gazela – empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios – e Aveiro foi quem mais contribuiu para esse crescimento. Das 119 empresas Gazela do Centro, 26 estão localizadas nos municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

 

De acordo com a análise efetuada pela CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), que pelo nono ano consecutivo faz esta distinção das empresas Gazela na região, destaca-se o facto de o número de empresas Gazela identificadas na CIRA ter aumentado (24%) face ao ano de 2019, passando de 21 para 26 empresas em 2020. Mais: “Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo praticamente quadruplicado as pessoas ao serviço entre 2016 e 2019, passando de 265 trabalhadores para 1020 trabalhadores na região de Aveiro”, é destacado.

 

Os dados apurados permitem, ainda, concluir que o volume de negócios destas 26 empresas cresceu cerca de nove vezes entre 2016 e 2019, pois faturaram 11 milhões de euros em 2016 e 99 milhões de euros em 2019.

 

Em termos de distribuição geográfica estão bastante disseminadas pelo território da região de Aveiro, repartindo-se por oito dos 11 municípios d: Aveiro (11), Águeda (5), Ílhavo, Oliveira do Bairro, Ovar e Vagos (duas em cada) e Albergaria-a-Velha e Estarreja (uma, em cada).

Partilhar

Post a Comment