Padeiras

Ílhavo: Rota das Padeiras está de volta no próximo fim de semana

 

 

Mistura-se a farinha, o sal, o fermento e a água. Amassa-se muito bem deixa-se levedar. Depois é preciso dar abas e tender. Por fim, leva-se ao forno a lenha, bem quente. Pouco depois, as tradicionais padas de Vale de Ílhavo estarão prontas a devorar.

 

Uma vez mais, Ílhavo preserva e promove o sabor e os saberes daquela que é uma das identidades gastronómicas mais fortes do município: a receita das afamadas padas de Vale de Ílhavo. Depois de ter sido interrompida, em março do ano passado, por força dos condicionalismos do início da pandemia, este ano, a câmara municipal, a associação cultural e recreativa “Os Baldas”, dez padeiras e duas moagens de Vale de Ílhavo juntam esforços para retomar a Rota das Padeiras.

 

O evento realizar-se-á fora do seu habitual período – entre o Carnaval e a Páscoa – e num formato reduzido – limitado à venda deste pão tradicional –, mas o espírito, esse, mantém-se. Nos dias 10 e 11 de julho, entre as 14h30 e as 20h00, a sede d’Os Baldas abre portas para a venda de pão, com a presença das padeiras que, dia após dia, continuam a cozer e distribuir o pão, a pada e o folar de Vale de Ílhavo. O evento vai ainda contar com a participação de duas moagens tradicionais de Vale de Ílhavo, recordando que, na base da confeção deste pão, há um contexto muito particular, que o torna tão único e tão precioso: a farinha de trigo não refinada, proveniente das moagens tradicionais e o forno a lenha de pinho.

Partilhar

Post a Comment