
Mais de 30 Milhões para qualificar o Baixo Vouga Lagunar
São três obras distintas, mas complementares entre si, com vista a ganhar essa “velha luta” em defesa do Baixo Vouga Lagunar. A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) apresentou, esta terça-feira, os projetos já desenhados e que envolvem um investimento superior a 30 milhões de euros.
A primeira obra passa pela construção da ponte açude sobre o Rio Novo do Príncipe, no valor de 12 milhões de euros, estimando-se que possa vir a ser adjudicada ainda este mês.
Outra das obras previstas reside no sistema de defesa primário do Baixo Vouga Lagunar, orçado em 18 milhões de euros e cujo projecto está em fase de avaliação do impacte ambiental. Para completar, será realizada uma intervenção na margem direita do rio, orçada em três milhões de euros.
São três peças de “uma velha luta”, recordou o líder da CIRA, Ribau Esteves, lembrando os “obstáculos difíceis” que tem sido preciso ultrapassar. A apresentação púbica destes projetos assinalou o encerramento do Congresso da Região de Aveiro, que este ano apostou num formato descentralizado – passou pelos 11 municípios da região.