Anadia adere ao projeto das pequenas bibliotecas livres

 

 

O município de Anadia aderiu ao projeto internacional “Little Free Library” disponibilizando a sua primeira pequena biblioteca, com cerca de uma centena de documentos, no novo Parque Urbano, junto à Espumanteria. O acesso a livros, revistas e outros documentos é livre para toda a comunidade, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

O projeto tem como objetivo geral, estimular o gosto pela leitura e pelo conhecimento, e oferecer a possibilidade de troca de livros com os leitores, através de uma rede mundial de pequenas bibliotecas, em jardins, praças, bairros e aldeias.

 

A manutenção do equipamento e dos livros é da responsabilidade do projeto “Ser + em Anadia”, do município de Anadia, em parceria com a Biblioteca Municipal.

 

De referir que o projeto possui um mapa mundial de registo de “Little Free Library” para ajudar as pessoas a encontrar e compartilhar livros onde quer que estejam, existindo já 36 mil bibliotecas espalhadas pelo mundo. Portugal conta com nove projetos inscritos na lista, tendo sido pioneira a dos Açores, no Pico Redondo, em São Bento, Angra do Heroísmo.

 

Estudos nacionais e internacionais (PISA, 2009; National Literacy Trust, 2013; Common Sense Media, 2014) têm evidenciado a diminuição da leitura extensiva e da leitura por prazer. As boas competências de leitura, o sucesso educativo e a leitura por prazer estão indissociavelmente ligados. É importante encorajar as crianças e jovens a tornarem-se leitores autónomos, independentemente do suporte de leitura que escolham. A aquisição de hábitos e do gosto pela leitura exigem a prática sistemática e regular da mesma, o envolvimento emocional e a motivação intrínseca dos leitores, através de um exercício livre e voluntário que estimule os indivíduos a, progressivamente, lerem cada vez mais e melhor.

 

Partilhar

Post a Comment