AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Novo percurso interpretativo propõe visitas sem guia às “Guardiãs do Castelo”

Roteiro

A partir de agora, quem visitar a Quinta do Castelo e a Mata das Guimbras, nas encostas do Castelo de Santa Maria da Feira, tem a oportunidade conhecer o património arbóreo e arbustivo ali existente de forma mais aprofundada, através de visitas orientadas autónomas, sem recurso a guia. O percurso interpretativo “Guardiãs do Castelo”, inaugurado a 23 de maio, propõe uma leitura diferente desta paisagem natural, sensibilizando para a importância de valorizar e preservar a biodiversidade.

Ao longo de três quilómetros, o percurso interpretativo “Guardiãs do Castelo” disponibiliza informação em 50 placas afixadas junto às árvores e arbustos mais emblemáticos da Quinta do Castelo e Mata das Guimbras, que deverá ser complementada com dados técnicos e científicos mais detalhados, acessíveis online através dos códigos QR que constam em todas as placas.

Seguindo o percurso proposto em www.cm-feira.pt/guardiasdocastelo ou simplesmente partindo à descoberta, de forma totalmente livre, os visitantes beneficiam agora de uma maior oferta de informação, conhecimento e compreensão das árvores mais emblemáticas que “guardam” o Castelo da Feira.

“Cada pessoa que agora visite este espaço poderá conhecer em profundidade este tesouro da biodiversidade e passar a ser um guardião de todo este património natural, porque só quem olha para esta paisagem com conhecimento e a devida atenção reconhece o seu valor e sente uma maior responsabilidade na sua preservação”, referiu o presidente da Câmara, Emídio Sousa, depois de testar os códigos QR do percurso interpretativo, antes do arranque da quarta e última visita guiada desta temporada às “Guardiãs do Castelo”.

As visitas guiadas e o novo percurso interpretativo “Guardiãs do Castelo” inserem-se no pilar “Descobrir a Biodiversidade” de um projeto mais alargado – o “Biodesafios” – que encontra nas interações com a população o seu principal foco de atuação.

O grande objetivo da Câmara da Feira é sensibilizar e alertar a comunidade para a importância da biodiversidade, promovendo momentos de partilha de conhecimentos e de reflexão que despertem a consciencialização da responsabilidade individual e coletiva em matéria de sustentabilidade do Planeta.

As “guardiãs” encontram-se dispersas pelas encostas que rodeiam o ex-libris de Santa Maria da Feira, onde se elevam árvores dignas de contemplação: faias, sequoias, tuias, sobreiros, criptomérias, carvalhos, magnólias, cedros, castanheiros e tantas outras.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.