AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Aos 82 anos, vai integrar espetáculo de dança em Santa Maria da Feira

Artes

A bailarina e coreógrafa Elisa Worm, de 82 anos, fundadora do BCN – Ballet Contemporâneo do Norte – vai participar no espetáculo de dança “Iniciação”, que assinala os 25 anos daquela companhia que, desde 2007, tem sede em Santa Maria da Feira. O espetáculo insere-se na programação do FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão – e tem estreia marcada para o dia 2 de outubro, às 22h00, no palco do Cineteatro António Lamoso.

Em "Iniciação", Elisa Worm junta-se a um grupo de colaboradores assíduos que fazem parte da história da companhia. A bailarina e coreógrafa manteve-se em residência durante todo o processo de criação, protagonizando uma reflexão sobre as origens do BCN e os processos de transmissão de práticas e de valores.

“Iniciação” propõe revisitar a génese do Ballet Contemporâneo do Norte, a sua missão e os profissionais que assistiram à sua construção. “O título remete, simultaneamente, para as práticas ritualísticas do início ou da passagem, mas também para os processos pedagógicos de transmissão introdutória de conhecimento”, pode ler-se, em comunicado. “Mais do que catalogar, antologicamente, 25 anos de produção, o espetáculo pretende (re)pensar o futuro da companhia através da (re)ativação da memória do seu impulso e das suas paixões iniciais”.

O BCN é uma companhia de dança com 25 anos de trabalho reconhecido no contexto da dança contemporânea portuguesa. A companhia foi fundada por Elisa Worm, em 1995, em Estarreja, onde permaneceu e desenvolveu trabalho artístico durante vários anos. Em 2007, mudou-se para Santa Maria da Feira, onde tem desenvolvido o seu programa artístico. Desde 2011, conta com direção de Susana Otero.

Desde então, o BCN tem apostado num projeto geral de descentralização da produção cultural, para além de um trabalho de criação e formação de públicos, através do serviço educativo que é prestado à comunidade jovem do município feirense. A companhia tem apresentado espetáculos dirigidos por coreógrafos de renome nacional e internacional, e apresentado o seu trabalho por todo o país, mas também em França, Brasil, México, Espanha, Finlândia, Suécia e Alemanha.

O espetáculo comemorativo dos 25 anos do BCN, que já tem os bilhetes à venda, integra a programação do último quadrimestre do Cineteatro António Lamoso que, até dezembro, propõe uma intensa e contínua reflexão em torno da intimidade e das atuais práticas de relacionamento.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.