Museu de Sever promove visitas guiadas às Minas do Braçal

 

 

 

Nos dias 25 de julho, 29 de agosto e 25 de setembro poderá partir à descoberta das Minas do Braçal, em Sever do Vouga, integrando as visitas guiadas que estão a ser promovidas pelo museu do município (sujeitas a inscrição prévia).

 

O percurso da visita estende-se ao longo de cerca de cinco quilómetros, “percorrendo o que resta das Minas da Malhada e do Braçal, ora na margem refrescante do rio Mau ora na antiga linha de vagonetas que ligava as duas minas”, anuncia o museu.

 

O complexo mineiro do Braçal inclui as minas do Braçal, da Malhada e do Coval da Mó e estende-se ao longo do rio Mau. Este complexo constitui a mais antiga concessão mineira portuguesa, registada com o n.º 1, e permitiu a exploração de um dos maiores jazigos mineiros da região de Aveiro. Após várias concessões, a exploração cessou em Dezembro de 1958.

 

Com um grau de dificuldade moderado, as visitas guiadas são acessíveis a pessoas portadoras de mobilidade condicionada – o município disponibiliza uma cadeira todo-o-terreno (Joëlette). Também poderá levar o seu animal de companhia, um por participantes, que sendo canídeo deverá ter trela curta e açaime, nos termos legais.

 

Para mais informações pode contactar o Museu Municipal de Sever do Vouga (234597079). As inscrições podem ser feitas online, através de formulário próprio.

 

 

 

* Créditos das fotos: Montanhas Mágicas

Partilhar

Post a Comment