AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Nanu, Taroca e Andorinha. Estas e outras alcunhas de Aveiro estão reunidas num livro

Literatura

Há pessoas que carregam alcunhas mais fortes do que os nomes próprios. Muitas vezes são herdadas de família, com origem nas profissões ou ofícios, mas também há quem adquira apelidos ao longo da vida. Só em Aveiro, terão existido (algumas ainda permanecem) cerca de 500 alcunhas. Apelidos como Andorinha, Nanu, Taroca ou Cochicho, que estão, agora, compilados num livro da autoria de Manuel Pacheco e ilustrações de Armando Regala. Chama-se "Alcunhas d'Aveiro" e tem sessão de lançamento agendada para o próximo dia 24, pelas 19h30, na Praça do Peixe.

Depois de reunir cerca de 350 alcunhas típicas de Aveiro, Manuel Pacheco, nascido e criado na Beira-Mar recebeu, das mãos de um amigo, mais umas quantas alcunhas aveirenses, reunidas e escritas por António da Naia Graça. Manuel Pacheco decidiu juntá-las todas no mesmo livro, apresentando um vasto rol de "alcunhas individuais e de famílias da primeira metade do século passado, muito interessantes, algumas coincidentes com as que escrevi de memória".

"O meu avô João 'Cochicho', que foi contínuo do liceu, foi o meu inspirador, e que me deu mundo até aos dezasseis anos", destaca o autor que decidiu apresentar, ainda, neste livro "cinquenta estórias de grandes figurões dos bairros da cidade". "São estórias picarescas que, se não fossem relatadas, caíam no esquecimento, bem como as suas alcunhas", reforça.

Manuel Pacheco faz também questão de destacar a participação de Armando Regala no livro, desenhando "caricaturas impessoais, algumas enquadradas em geografias caracterizadores da nossa cidade, e algumas de antanho. O trabalho que elaborou é notável pela paciente cromática e acrescenta um valor incomensurável ao livro".

Um livro para a "gente boa de Aveiro"

O livro é "dedicado aos Cagaréus, Ceboleiros e Bicudos" e a toda a "gente boa de Aveiro", refere o autor, a propósito do trabalho que conta com prefácio de José Domingos Maia, prólogo de José Carlos Mota e posfácio de Daniel Tércio Guimarães - a paginação é de Helder Santos.

Irá estar à venda por 18 euros e os lucros irão reverter a favor de duas instituições de Aveiro ( o CARDA - Centro de Alcoólicos Recuperados do Distrito de Aveiro e o EPA - Estabelecimento Prisional de Aveiro). "Alcunhas d'Aveiro" conta com o apoio do município de Aveiro e do projeto Comércio Nosso.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.