AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Fã de veículos clássicos? Vem aí mais uma edição da Automobilia

Sociedade

Certame promovido pelo Clube Aveirense de Automóveis Antigos cumpre, este ano, a sua 30ª edição. Abre sexta-feira, dia 24 de maio, no Parque de Feiras.

 

 

É caso para dizer que a Automobilia já virou, ela própria, um clássico. A feira dedicada ao colecionismo dos transportes rodoviários cumpre, este ano, a sua 30ª edição. As portas abrem na sexta-feira, dia 24 de maio, e vão manter-se abertas ao longo de sábado e domingo, 25 e 26 de maio. Serão mais de 300 expositores de várias nacionalidades a proporem uma imensidade de material e equipamentos (peças automóvel e moto, ferramentas, documentação técnica, vestuário, publicidades, etc), veículos de todo o tipo e em diversos estados de conservação, miniaturas e muito mais. Garantidos estão também os passeios em autocarros antigos, entre outras atividades.  

Promovida pelo Clube Aveirense de Automóveis Antigos (CAAA), a Automobilia há muito que conquistou um lugar de destaque na área do colecionismo dos transportes rodoviários. É a mais antiga e icónica feira do género a nacional, atraindo expositores de países tão diversos como França, Inglaterra, Espanha e Holanda, além de Portugal. Já os visitantes, “vêm de todo o país, inclusive das ilhas, e também de Espanha”, destaca Miguel Serrano, presidente do CAAA, notando que a Automobilia é, “na Península Ibérica, a feira mais rica em termos de diversidade de material”.

Mais do que uma feira para amantes do colecionismo dos transportes, este é também um “evento para as famílias, para a cidade e para o público em geral”, vinca o dirigente do clube organizador. Prova disso é a aposta nas “exposições temáticas, para dar a conhecer história da mobilidade terrestre” – este ano, serão apresentadas mostras sobre o design de motas, carros italianos vencedores de rally, 80 anos do desembarque da Normandia, veículos militares do 25 de Abril, 100 anos da marca MG e 70 anos do Alfa Romeu Giulietta -, assim como nos passeios. Destaque para o Passeio Automobilia de Bicicletas Antigas, organizado em conjunto com a Relíquias da Bairrada (está agendado para a manhã de domingo), e para os passeios em autocarro antigo. “Saem de hora a hora para um passeio pelo centro da cidade”, anuncia Miguel Serrano.  

À semelhança do que vem sendo hábito, entidades como o Museu do Ar, a GNR, a PSP, o Exército e a Marinha, também irão estar representadas na feira que estará aberta na sexta, das 15h00 às 20h00, no sábado, das 10h00 às 20h00, e, no domingo, das 10h00 às 20h00.

 

Festival Pao Publicidade

Uma feira nascida em 1992

O panorama do colecionismo automóvel e moto no início dos anos 90 em Portugal era muito distinto do que se vivencia hoje em dia: havia poucos clubes dedicados ao tema, poucas atividades e o convívio entre entusiastas era através de grupos de amigos com este gosto comum. Foi neste espírito que o Clube Aveirense de Automóveis Antigos foi criado e fundado, em julho de 1991, e o dinâmico grupo de fundadores rapidamente se apercebeu que no mercado não havia ofertas adequadas para a manutenção e recuperação das máquinas antigas. Não havia empresas especializadas e o material que se conseguia arranjar era nas sucateiras (verdadeiros locais de paraíso para muitos de nós!) e em antigas lojas de material mecânico, em algumas oficinas ou nos fundos das garagens de outros entusiastas.

Cientes desta realidade, um grupo de dirigentes do CAAA, encabeçados por António Pereira dos Santos, ainda hoje membro dos órgãos sociais do clube, resolveu em 1992 organizar, através de contactos pessoais e telefónicos, uma pequena feira de troca e venda de peças auto e moto num dos pequenos pavilhões da antiga Feira de Março, em pleno coração da cidade de Aveiro. Os “expositores” não eram mais que uns quatro ou cinco que despejaram para o chão o conteúdo do atrelado ou carrinha e ali passaram um dia entre as várias dezenas de visitantes, simples curiosos ou intencionados compradores. A coisa correu bem e rapidamente se combinou repetir a feira no ano seguinte, preferencialmente na mesma altura em que decorria a Feira da Velharias, ali mesmo ao lado. E assim se fez, mas já com mais alguns participantes e visitantes. A semente estava lançada.

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.