AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Idosos ajudam cientistas da UA no combate à solidão

Sociedade

Um grupo de idosos vai trabalhar em parceria com a Universidade de Aveiro e a sua unidade de investigação CINTESIS, no projeto europeu MOAI Labs, com o objetivo de encontrar soluções digitais que os ajudem no combate à solidão.

A ideia foi ir ao cerne da questão e perceber, junto das pessoas que são mais afetadas pela solidão, de que forma o mundo e as ferramentas digitais as podem ajudar a combater o sentimento de isolamento. Assim, os Laboratórios de Inteligência Coletiva e Tecnologia Social e de Saúde vão utilizar os Living Labs como metodologia inovadora, onde será possível, em conjunto com os idosos, perceber quais os maiores desafios que enfrentam diariamente e encontrar potenciais soluções, incluindo-os socialmente.

Sara Guerra, investigadora do CINTESIS e, a par com Liliana Sousa e Oscar Ribeiro, coordenadora do projeto, garante que este “já está em marcha”, tendo já sido recrutado "um grupo de pessoas com 60 ou mais anos que se sentem sozinhas ou que vivem isoladas e que, ao longo de alguns meses, irão partilhar a sua perspetiva sobre estes fenómenos e orientar o desenho de soluções digitais que possam ajudar a responder aos desafios que vivem”.

As primeiras sessões consistirão na partilha de perspetivas, opiniões e vivências, e no apuramento dos fatores que podem contribuir para que uma pessoa se sinta sozinha, bem como da perceção de solidão de cada um dos participantes. Nas seguintes, serão exploradas necessidades, desafios e soluções, com recurso a ferramentas de codesign, e por último será feita a prototipagem das mesmas.

As sessões do Living Lab português estão a decorrer no Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP), um dos parceiros da equipa portuguesa, e prolongar-se-ão até janeiro de 2022.

Para além do Living Lab português, representado pela equipa da UA/CINTESIS, o projeto conta com mais dois Living Labs em Espanha e dois em França, que já iniciaram também as primeiras sessões de cocriação. O objetivo será estabelecer o primeiro laboratório europeu transnacional dedicado à investigação, desenvolvimento e inovação para responder a situações de solidão e o isolamento social dos adultos mais velhos, usando o potencial da inteligência coletiva para conceber e criar soluções inovadoras com grande impacto social.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.