AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Este fim de semana, há visitas guiadas às Minas da Malhada e do Braçal

Região

O Município de Sever do Vouga está a promover, este Verão, visitas orientadas pelas Minas da Malhada e do Braçal. As próximas serão a 27 e 28 de Agosto.

Ao longo de cerca de 5 quilómetros, ora na margem refrescante do rio Mau ora na antiga linha de vagonetas, o visitante será guiado pela história e pelas estórias da primeira concessão mineira de Portugal, incluindo uma visita a uma antiga galeria e ao forno alto.

O local de encontro é a sede da Liga dos Amigos do Folharido e Braçal, na aldeia do Folharido, onde os participantes podem deixar a sua viatura.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Na parte da tarde poderá desfrutar de uma visita guiada ao Museu, com enfoque especial no núcleo das minas.

O complexo do Braçal inclui as minas do Braçal, da Malhada e do Coval da Mó e estende-se ao longo do rio Mau, na encosta este da serra do Braçal. Foram explorados filões de chumbo (Pb) e prata (Ag) tendo sido o chumbo o principal produto extraído deste complexo mineiro. Atualmente, é possível conhecer a antiga fundição do complexo de minas que aqui existiu e várias infraestruturas usadas na transformação do minério, atualmente em estado de ruínas.

O rio Mau, que atravessa as minas, é um afluente do Vouga e tem uma flora luxuriante, onde a floresta abunda e os fetos e musgos pintam o leito do rio de tons de verde. Parte deste rio encontra-se canalizado em túneis artificiais de pedra e cimento, construídos pelo homem.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.