Polis diz que depósito de dragados foi autorizado e estudado

 

 

A Polis Litoral Ria de Aveiro já respondeu ao alerta suscitado pelo MARIA – Movimento dos Amigos da Ria de Aveiro. Confirma que os dragados provenientes do canal da Murtosa estão a ser depositados na área portuária, designadamente no extremo sul da Ilha do Monte Farinha e que este procedimento foi devidamente autorizado e estudado.

 

“Este depósito foi autorizado pela Administração do Porto de Aveiro, que tem jurisdição sobre a área, e pela Autoridade de Avaliação de Impacte Ambiental (Agência Portuguesa do Ambiente), que consultou as diversas entidades que tutelam os domínios do ambiente, recursos hídricos, ecossistemas, etc. na Ria de Aveiro, e que constituem a Comissão de Avaliação”, garante a Polis.

 

Também as questões ambientais, segundo garante esta entidade, “foram devidamente estudadas, tendo presente que os dragados estão a ser repulsados para a ilha, que apresenta uma contenção artificializada, contribuindo para o aumento da plataforma arenosa existente e até para estabilizar a infraestrutura em pedra envolvente à ilha”.

 

A Polis Litoral Ria de Aveiro faz ainda questão de vincar que, “atendendo à profundidade do local de deposição (entre -4,00 ZH e -10,00 ZH), se consideram salvaguardadas as questões da navegabilidade e do retorno dos sedimentos para o canal principal”.

Partilhar

Post a Comment