
Festival Cabelos Brancos 2021 arranca esta segunda-feira
É já esta segunda-feira, 6 de setembro, que o Festival Cabelos Brancos abre as suas “portas”, levantando os panos dos seus diversos palcos e espaços de vivências múltiplas, e apresentando-se “desconfinado” à comunidade, principalmente à comunidade sénior. Esta edição de 2021 girará em torno do tema “Homenagem”, com uma programação que oferecerá um vasto conjunto de iniciativas.
Entre os dias 6 e 11 de setembro, em vários espaços do município, com particular destaque para os dias 10 e 11 na Fábrica das Ideias (na foto), na Gafanha da Nazaré, a comunidade sénior vai poder voltar a apresentar as criações artísticas dos mais velhos a toda a comunidade.
Segundo a vereadora do pelouro da Maior Idade da Câmara de Ílhavo, Fátima Teles, “o maior foco desta edição é que o Festival Cabelos Brancos não é apenas uma iniciativa dirigida aos seniores. É um evento que foi construído e estruturado com os seniores, envolvendo-os num conjunto de dinâmicas que têm sido trabalhadas desde julho”.
É esta a essência do festival: homenagear o papel e a importância dos mais velhos na sociedade, mostrando a sua criatividade e o saber fazer, as suas capacidades interventivas e reflexivas, resultado da longa experiência e das diversificadas histórias de vida.
Destaque, neste primeiro dia, para o 21h00 “Semear”, desfile e apresentação da coleção Maiores na Arte, no RiaGarden, na Gafanha de Aquém (21h00). Os bilhetes estão disponíveis na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré e na Casa da Cultura de Ílhavo.
Para o último dia está prevista a ação “António Calvário: Percursos de uma vida”, concertos e conversa encenada com a participação da comunidade (21h00, Fábricas das Ideias, na Gafanha da Nazaré).
Pode consultar o programa completo no website da Câmara Municipal de Ílhavo.