
Jorge Sampaio: Aveirenses recordam homem notável
Jorge Sampaio, antigo Presidente da República Jorge Sampaio, morreu esta sexta-feira, aos 81 anos, deixando o país de luto. A notícia do seu falecimento tem provocado várias manifestações de pesar e consternação, incluindo na região de Aveiro, onde Jorge Sampaio deixará saudades.
Alberto Souto, antigo presidente da Câmara de Aveiro – e que foi seu mandatário distrital na campanha presidencial de 2000 – recorda-o como “um lutador pelas causas mais essenciais e indulgente com as fragilidades dos outros”. “Mas não descurava os princípios, traçava linhas vermelhas e era consequente. Acreditou num país livre e deu o corpo às balas e a voz nos ‘tribunais’ aos esbirros. Acreditou numa democracia qualificada e deu-nos o melhor exemplo. Tinha a esperança de um mundo mais humanista. Não estou certo de que tenha partido optimista. Portugal está de luto. Mas é um Portugal mais rico e ambicioso, mais senhor da sua identidade, mais livre e mais decente, que presta homenagem à sua perda”, escreveu Alberto Souto na sua página de Facebook.
Também Filipe Neto Brandão, do PS, fez questão de homenagear esse “homem de inabaláveis convições democráticas, coragem e probidade”, destacando que “Jorge Sampaio foi um dos verdadeiros heróis cívicos a quem devemos a nossa Liberdade”.
A Câmara Municipal de Aveiro também já veio manifestar um público voto de pesar pelo seu falecimento. “Jorge Sampaio foi um homem altruísta que dedicou a sua vida à causa pública, facto que nos merece o nosso maior e melhor reconhecimento, e que nos serve de exemplo na persecução da defesa de causas e valores comuns à sociedade e ao desenvolvimento do país”, destaca Ribau Esteves, presidente da autarquia aveirense.
Jorge Sampaio foi Presidente da República entre 1996 e 2006 e era atualmente presidente da Plataforma Global para os Estudantes Sírios. O Governo decretou três dias de luto nacional: sábado, domingo e segunda-feira.
Várias candidaturas autárquicas de Aveiro já deram nota da suspensão das ações de campanha, como forma de se associarem ao luto nacional.
Na foto (em cima), Jorge Sampaio aparece fotografado pelo fotojornalista aveirense Adriano Miranda (Público), numa visita a Timor-Leste, em fevereiro de 2000.