Ílhavo: Dia aberto no Estaleiro explora “segredos” do dóri

 

 

 

No próximo sábado, 18 de setembro, o Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo abre as suas portas a toda a comunidade, nomeadamente aos jovens e famílias, para um dia cheio de atividades relacionadas com a ciência, inovação e tecnologia, bem como a história e o património ilhavense.

 

Nesta dia aberto no Estaleiro o destaque vai para a atividade “Entre cavernas e travessas – o dóri às peças”. Sendo este um símbolo do município, propõe-se, com esta iniciativa, aliar a memória e identidade de Ílhavo às novas tecnologias, num projeto que prevê dar a conhecer esta embarcação e o seu papel fundamental na pesca do bacalhau.

 

Cada participante terá oportunidade de montar várias peças em madeira, contribuindo para o produto final que se materializa no dóri, pequena embarcação da pesca do bacalhau à linha usada nos antigos bacalhoeiros. Pequeno e frágil bote de madeira de um só homem, era essencial para que o pescador capturasse o bacalhau com zagaias, linhas e anzóis.

 

A atividade encontra-se organizada de forma a que os participantes se deparem com desafios específicos, nomeadamente a identificação das peças adequadas a cada sítio e que em grupo os consigam superar.

 

O vereador do pelouro da educação da câmara municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, acredita que “esta atividade permitirá promover o conhecimento do património e identidade da comunidade ilhavense, transformando aquilo que é a história local numa atividade dinâmica, na qual os seus participantes terão de pôr à prova a sua capacidade de desenrasque”.

 

O dia aberto no Estaleiro contempla ainda iniciativas que exploram a criatividade de cada participante e enriquecem o conhecimento científico, como o desenho 3D ou a observação noturna dos pontos cardeais, constelações ou planetas.

 

As atividades, gratuitas, decorrerão entre 10h30 e as 23h00, sendo necessária inscrição prévia através do e-mail estaleiro@cm-ilhavo.pt.

Partilhar

Post a Comment