Estarreja convida-nos a descobrir e a experienciar a Ria

 

 

 

Nos dias 17, 18 e 19 de setembro, a Estação Náutica (EN) de Estarreja convida a descobrir e a experienciar a verdadeira beleza da Ria. Com coordenação da Câmara Municipal, os parceiros juntam-se na organização de um fim de semana náutico para mostrar a oferta turística, cultural e ambiental da estação estarrejense, uma das oito existentes no Centro de Portugal.

 

O Polo de Salreu da EN, no Cais do Esteiro de Salreu, será o quartel-general deste fim de semana náutico. Num concelho banhado a poente pelos braços da Ria de Aveiro, não faltarão os passeios de moliceiro, experiências em kayak e em stand up paddle ou de parapente.

 

Complementada com workshops, saídas de campo, passeios em charrete e veículo elétrico, passeio fotográfico e música, a oferta abrange um conjunto de propostas culturais como a exposição de fotografia de Maria Pinto e a visita ao estaleiro de construção naval do Mestre António Esteves; ou ambientais como uma ação de voluntariado de limpeza das margens da Ria.

 

Ria de Aveiro para todos

 

O primeiro dia conta com a colaboração da ANDDI – Associação Nacional de Desporto para Deficiência intelectual e dos parceiros da EN (Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, Picapeixe e Power2flly) e é destinado a instituições de apoio a pessoas portadoras de deficiência ou com necessidades especiais. Serão disponibilizados desportos náuticos adaptados como stand up paddle, voos de parapente, passeios de kayak, passeios de veículo elétrico pelo BioRia, entre outras atividades. Promover a inclusão social e uma Ria de Aveiro para todos, através do desporto náutico adaptado, é um dos objetivos da Estação Náutica de Estarreja.

 

Todo o território a poente do concelho é banhado pelos braços da Ria de Aveiro, sendo este elemento natural uma das suas referências identitárias. O Município tem vindo a apostar na preservação das tradições, das memórias e das atividades ligadas à Ria, criando produtos turísticos ligados ao património natural e cultural, afirmando a Estação Náutica de Estarreja como elemento de valorização do território e impulsionador de uma oferta turística náutica. É neste contexto que, com a colaboração de diversos parceiros, o convidamos a descobrir e experienciar a verdadeira beleza da Ria, dos nossos esteiros e ribeiras, a sua fauna e flora, o ancestral ofício da construção naval, através da prática de diversas atividades náuticas e culturais.

 

A Estação Náutica de Estarreja divide-se em dois polos: na Ribeira da Aldeia, Pardilhó, que neste momento está a receber obras de reabilitação e onde está localizado o Centro de Interpretação de Construção Naval, e o Cais do Esteiro de Salreu, onde se situa o Centro de Interpretação Ambiental da BioRia.

 

Partilhar

Post a Comment