
Música e bailado em destaque no cartaz cultural do fim de semana
Esta semana, começamos por dar nota dessa sugestão que nos chega do norte do distrito. A 44.ª edição do FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão apresenta este sábado (21h30), no auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, dois artistas de crescente reputação internacional: o violoncelista alemão Benedict Kloeckner e a pianista suíça Beatrice Berrut.
Por Aveiro, o Teatro Aveirense recebe, este sábado (21h30), o espetáculo de dança “Noite Branca”, pela Companhia Nacional de Bailado. Antes disso, das 9h30 às 18h30, há “Artes no Canal – Mercado de Fusão”, entre o Cais do Côjo e o Cais da Fonte Nova. O programa contempla animação deambulante em barco moliceiro e pelas ruas de Aveiro, com destaque para a performance “Supertronik Bootleg”, que vai percorrer o Canal Central da ria.
Ainda pela capital de distrito, a Arte no Tempo propõe, para esta sexta-feira mais um “Tubo de Ensaio”, que, à vinda de um agrupamento estrangeiro convidado, associa a realização de uma oficina aberta a compositores e intérpretes em que são sempre discutidas questões técnicas e estéticas. Este sexto “Tubo de Ensaio” (Teatro Aveirense, 21h30) realiza-se com o Hand Werk – agrupamento de Colónia que traz a Aveiro música de Simon Steen-Andersen e de Simon Løffler, além de uma obra da autoria de Niklas Seidl (compositor e violoncelista do hand werk).
Em Albergaria-a-Velha, também no sábado (17h00), é apresentado o espetáculo musical “Bela e o Monstro”, no Cineteatro Alba. Com dramaturgia de Filipe Gouveia e encenação de Xico Alves, “Bela e o Monstro” é acompanhado musicalmente pela Orquestra Filarmonia das Beiras.
Já o Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga recebe a 5.ª edição do Alter Ego Music Sessions. Esta sexta-feira (21h30), caberá à banda aveirense Siricaia apresentar “Família Fandango”.
Bom fim de semana.