
Estão concluídos os murais alusivos à identidade ilhavense no nó viário da Barra
O artista plástico António Conceição já terminou os painéis que estava a pintar nas paredes do nó viário da Barra. Esta criação artística é remete para a realidade e identidade patrimonial, histórica, social e cultural das gentes do município de Ílhavo.
Recorde-se que, no final de 2020, e no seguimento do trabalho que António Conceição tinha desenvolvido, na Gafanha da Nazaré, com a pintura de vários murais alusivos à faina maior e às secas de bacalhau, a câmara municipal de Ílhavo tinha desafiado o artista a enriquecer o espaço do nó viário da Barra, criando murais que ajudassem a valorizar aquela infraestrutura.
A obra, agora concluída, fica à disposição de todos: dos que, por residirem ou trabalharem na Barra ou na Costa Nova, atravessam aquele nó viário diariamente, aos milhares e milhares de visitantes que, todos os verões, por ali passam para chegarem às praias ilhavenses.
António Conceição nasceu na ilha de São Nicolau, em Cabo Verde, a 25 de abril de 1970. Veio para Portugal para se licenciar em Artes Plásticas e Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Além de várias exposições individuais e coletivas, do seu currículo artístico fazem parte vários trabalhos em arte urbana, com murais em espaço público por diversas zonas da região e do país.
Pino
Eccellente artista. Le sue opere incantano.
Teresa
Excelente artista de facto! Parabéns.
Pena é a localização desta “obra de arte”: Falta acesso ao público – pedonal, e não apenas a passagem de automóvel que poderá provocar acidentes… Não há tempo para a sua apreciação!… Haverá alguma alternativa para valorizá-la?