ISCA-UA assinala esta sexta-feira o seu 50º aniversário

 

 

 

 

“É um momento de celebração, de encontro com o passado, comunhão com o presente, e projeção de uma caminhada futura, que será, com certeza, profícua.”, afirma Elisabete Vieira, diretora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), antecipando a sessão, a 22 de outubro, que assinala os 50 anos daquela escola politécnica da UA. A sessão decorre no auditório do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico, a partir das 18h00, e inclui o lançamento da obra “50 Histórias – A História do ISCA-UA pelos olhos de quem a viveu”.

 

“É um privilégio fazer parte das pessoas que se sentem envolvidas na história dos 50 anos de vida do ISCA-UA”, afirma ainda a diretora do ISCA-UA. “Desejamos que o dia 22 de outubro seja um dia de comemoração e de festa, envolvendo a presença da comunidade”.

 

A sessão de aniversário será marcada com o lançamento de um Livro de Comemoração – “50 Anos, 50 Histórias – A História do ISCA-UA pelos olhos de quem a viveu”, registando alguns dos muitos momentos vividos nesta Instituição. “Muitas histórias ficarão por contar nesta obra, mas com certeza ficarão registadas na memória de quem as viveu, bem como da comunidade, pois todos terão a possibilidade de partilhar as suas experiências e memórias”, assinala Elisabete Vieira.

 

“Estou convicta de que será um grande momento para todos nós que, de um ou de outro modo, acompanhámos o percurso de afirmação do ISCA-UA na sociedade, deste estudantes, funcionários e docentes, à comunidade que nos ajudou a construir pontes e a criar laços com a comunidade. Parabéns ISCA-UA, e um próspero futuro!”, deseja a diretora da unidade orgânica da UA.

 

 

História da instituição

 

O ISCA-UA tem a sua origem no ano letivo de 1965/66 com a criação da Escola Média de Comércio de Aveiro, escola particular destinada a formar contabilistas. Os seus alunos tinham que realizar exames no Instituto Comercial do Porto que, no ano letivo de 1970/71, foi autorizado a criar a secção de Aveiro, depois integrada no ensino oficial.

 

Em 1973, nasce o Instituto Comercial de Aveiro, com a autonomização da secção de Aveiro face ao Instituto Comercial do Porto. Em 1975, esta escola de Contabilidade passa a conferir o grau de bacharel.

 

A passagem a ensino superior ocorreu em 1976, pelo Dec. Lei 327/76, com a designação de Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, nome que vigorará até à sua integração na Universidade de Aveiro (UA), a 1 de janeiro de 2000 (Dec. Lei 530/99).

Partilhar

Post a Comment