AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Em Albergaria, 300 estudantes aprendem a gerir o dinheiro

Região

 

Cerca de 300 estudantes do ensino secundário de Albergaria-a-Velha estão a participar em sessões de capacitação em Literacia Financeira, aprendendo os princípios básicos para gerir, da melhor forma, o seu dinheiro.

As sessões têm por base a metodologia de educação não formal, com jogos didáticos e situações imersivas baseadas em personagens. Há o foco na transferência de competências desenvolvidas na sessão para a vida do jovem, fazendo-o refletir sobre as suas escolhas no dia-a-dia e a planear como quer gerir o seu rendimento quando estiver integrado no mercado de trabalho. Neste projeto, implementado pelo Município, participam 12 turmas da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha e Colégio de Albergaria.

São desenvolvidas quatro sessões de noventa minutos, cada uma dedicada a um tema específico. Após identificarem os princípios básicos da gestão financeira e compreender a diferença entre o consumo de “necessidades” e “desejos”, os jovens exploram o conceito de poupança. Criar um fundo de emergência, gerir um orçamento pessoal, reduzir gastos e planear a longo prazo são algumas das práticas promovidas na segunda sessão.

Campus Jazz Publicidade

Estabelecido “um pé de meia”, os estudantes são incentivados a fazer o dinheiro crescer, aprendendo conceitos básicos de investimento, avaliando o risco e a recompensa, e discutindo a importância de investir para combater a inflação. Na sessão final, os estudantes colocam os conceitos aprendidos em prática num jogo de tabuleiro, onde têm de simular decisões financeiras e avaliar as consequências.

As sessões de capacitação em Literacia Financeira integram a Academia “Empreende+”, o programa municipal de promoção do empreendedorismo nas escolas, que visa fomentar o espírito criativo e empreendedor nas crianças e jovens do Município.

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.