AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar
Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

“Aveiro é uma cidade de mulheres visionárias, empreendedoras e comprometidas”

Negócios Ler mais tarde

Perry Gallagher

 

Nas vésperas de Aveiro receber o evento Executive Tea Club, estivemos à conversa com as mentoras do evento, Raquel Mota Pinto e Elsa Ramalho, juntamente com a embaixadora do clube na cidade, Maria João Cravo. A perspetiva é que “este seja o primeiro de muitos encontros, capazes de gerar inspiração, conexões genuínas e novas oportunidades de liderança feminina” na cidade da ria.

 

O que distingue este clube de outros eventos ou grupos de networking de mulheres?

O Executive Tea Club nasceu da visão de duas empreendedoras portuguesas: Raquel Mota Pinto, empresária na área da contabilidade e consultoria de gestão, e Elsa Ramalho, empresária na área da ótica. Ambas se apaixonaram pela história de D. Catarina de Bragança, princesa de Portugal e rainha de Inglaterra, que introduziu o hábito de tomar chá e usar talheres na corte britânica. Catarina usou esse ritual não apenas como um gosto pessoal, mas como uma forma subtil de se integrar na sociedade inglesa, promovendo encontros que lhe permitiram criar conexões e conquistar respeito e influência.

Inspiradas nessa herança, Raquel e Elsa criaram um clube diferente de todos os outros. Aqui, as mulheres executivas encontram-se não apenas para trocar contactos, mas para viver uma experiência cultural e sensorial em ambientes intimistas, glamorosos, elegantes e sofisticados. Cada encontro do clube integra também uma talk exclusiva, em que se aborda de forma intimista um tema, estimulando a reflexão e o crescimento pessoal e profissional.

O que distingue o Executive Tea Club é precisamente este equilíbrio entre conexões, glamour e propósito: um espaço onde se cultiva a liderança feminina, se celebra a tradição e se transformam encontros em relações com alma e em oportunidades reais de crescimento.

 

Como é que ele chega a Aveiro?

Aveiro chega ao mapa do Executive Tea Club pela mão de Maria João Cravo, ceramista de talento reconhecido, que desde a fase embrionária do projeto acompanha o clube, sendo também uma das suas fundadoras. Como mulher de arte, Maria João representa bem o espírito do Executive Tea Club: unir a tradição e a cultura ao lado mais inovador e criativo do mundo feminino.

Ao longo destes dois anos, o clube expandiu-se naturalmente para diferentes geografias — Porto, Lisboa, Dubai e Bahrein — e Aveiro surge agora como palco natural para a sua estreia, uma cidade que respira autenticidade, modernidade e história, em perfeita sintonia com a essência do clube.

 

Quais são as vossas expetativas para esta estreia na cidade da ria?

As nossas expetativas são as mais elevadas. Queremos que este primeiro encontro em Aveiro seja vivido como um momento transformador, onde mulheres executivas da região se sintam parte de uma rede global, mas próxima, intimista e carregada de significado.

A talk desta primeira edição será conduzida por Sofia Manso e aborda um tema profundamente desafiante para as mulheres executivas: a forma como cada vez mais procuram integrar propósito em tudo o que constroem e encontrar um verdadeiro equilíbrio na fórmula Work + Life + Meaning = Balance. Acreditamos que esta reflexão, feita em ambiente intimista e partilhado, será uma inspiração para todas as presentes.

A cidade da ria tem a energia certa para acolher esta estreia: a harmonia entre tradição e inovação, entre arte e liderança, reflete exatamente a essência do Executive Tea Club. Por isso, esperamos que este seja o primeiro de muitos encontros, capazes de gerar inspiração, conexões genuínas e novas oportunidades de liderança feminina.

 

A ideia é haver, no futuro, outras edições em Aveiro?

O Executive Tea Club em cada cidade onde chega, cria raízes, constrói comunidade e passa a marcar presença de forma regular. Foi assim no Porto, em Lisboa, no Dubai e no Bahrein.

Aveiro está entusiasmada e a adesão que sentimos nesta estreia é extraordinária. Queremos muito que a ria de Aveiro seja, daqui em diante, palco de encontros regulares que unam executivas, cultura e tradição, com a sofisticação que nos caracteriza.

 

Canal Publicidade

Já há muitas inscrições? Se sim, isso é sinónimo de que a região é uma terra de gente empreendedora?

Aveiro é uma cidade de mulheres visionárias, empreendedoras e comprometidas com a construção de futuro. O interesse crescente nesta estreia é um sinal claro de que existe, na região, uma grande vontade de integrar redes de valor, que vão além do imediato e que criam oportunidades duradouras.

Todos os eventos do Executive Tea Club estão também ligados a causas que nos inspiram e nos lembram que a verdadeira liderança se mede pelo impacto que deixamos nos outros. Desde o início, apoiamos a Mama Help e o Projeto MIRA da Fundação Narciso Ferreira. E neste Outubro Rosa não podíamos deixar de reforçar esta ligação, porque acreditamos que o equilíbrio que procuramos — entre conexões, negócios, propósito, saúde e família — só faz sentido se for vivido com solidariedade e sororidade.

Este entusiasmo confirma que Aveiro sabe honrar as suas tradições, mas também está aberta ao mundo e à inovação. É exatamente esse espírito que o Executive Tea Club celebra: a capacidade de transformar encontros em legado, inspiração e liderança partilhada.

O evento terá lugar no próximo dia 7 de outubro, pelas 15h30, no Hotel MS Collection, um lugar emblemático onde o luxo é uma constante e as paredes respiram história. O encontro será ainda enriquecido por um menu de degustação que inclui produtos regionais, criteriosamente selecionado pelo Chef Rui Paula, no espaço Prosa, já distinguido no guia Michelin como um dos espaços recomendados, harmonizado com o Blend de D. Catarina de Bragança, desenvolvido pela marca Infusões com História e especialmente concebido com os sabores preferidos da rainha que nos inspira.

2 Comentário(s)

joana pinto
7 out, 2025

bom exemplo

joana pinto
7 out, 2025

bom conceito baseado em experiência

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.