
Biólogo da UA inaugura ciclo de “Cafés de Ciência” dedicados ao mar
Esta semana estreia na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro um novo ciclo de Cafés de Ciência inteiramente dedicados ao Mar. “Há mar e mar, o que se perde pode nunca mais voltar” dá o mote para a primeira sessão que terá como convidado o biólogo Ricardo Calado. A conversa acontece já na próxima quinta-feira, 18 de novembro, às 18h00, na Fábrica e a entrada é livre.
Na semana em que o país celebra o Dia Nacional do Mar, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro convida o investigador do ECOMARE e do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – e docente do departamento de Biologia da Universidade de Aveiro para uma conversa em que será abordado o que cada um de nós pode fazer para promover um uso mais sustentável do oceano.
As Nações Unidas declararam 2021-2030 como a “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, mais conhecida como a “Década do Oceano”. No entanto, os ecossistemas marinhos enfrentam atualmente um nível de ameaça sem precedentes. “Sabendo-se que podemos estar a caminhar rapidamente para um ponto-de-não-retorno, Portugal e os seus cidadãos devem dar um sinal claro do seu compromisso para a preservação dos ecossistemas do mar português”, pode ler-se no comunicado da Fábrica.
Este ciclo de Cafés de Ciência dedicado ao Mar acontece no âmbito do Projeto “Mar Azul: comunicar para envolver e educar”, promovido pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e é financiado pelo Fundo Azul.
*Foto: Afonso Ré Lau