gastronomia de bordo

Restaurantes ilhavenses voltam a levar a gastronomia de bordo à mesa

restaurantes

 

 

De 30 de novembro a 12 de dezembro, há restaurantes ilhavenses a levar à mesa experiências gastronómicas únicas, inspiradas nos sabores da cozinha dos navios bacalhoeiros, no âmbito de mais uma edição do festival Gastronomia de Bordo.

 

Naquelas duras e longas campanhas de pesca do bacalhau, principalmente, na primeira metade do século XX, os cozinheiros atenuavam o cansaço e as saudades da família com refeições reconfortantes, como a chora, uma sopa preparada com cabeças de bacalhau frescas, e o feijão assado, entre outros pratos que incluíam as partes então consideradas “menos nobres” do bacalhau – as caras, as línguas, os samos e as espinhas. É inspirado nestes sabores e tradições que o município de Ílhavo volta a desafiar os restaurantes ilhavenses a confecionarem e a reinterpretarem os pratos da gastronomia de bordo, durante 13 dias, ao jantar.

 

Ao menu habitual, os restaurantes aderentes acrescentam uma experiência gastronómica, composta por, no mínimo, três pratos de bacalhau e seus derivados, numa combinação de entradas e pratos principais, para uma ou duas pessoas, com diferentes preços. Cada restaurante aderente elabora a sua própria carta de entradas e de pratos principais. Nas entradas, as pataniscas, as caras fritas, a chora, a bruschetta de ovas de bacalhau são algumas das iguarias mais desejadas. Já nos pratos principais, a feijoada de samos, a caldeirada de línguas, o feijão assado com línguas e o arroz de feijão com boininhas e caras fritas são sempre um cartão de visita da gastronomia local.

 

Além das experiências gastronómicas, o Festival Gastronomia de Bordo inclui também as visitas culturais “Sentidos de Mar”, associadas à cultura marítima daquele município que, em conjunto com outras novidades desta edição, serão divulgadas em breve.

 

 

* Créditos da foto: Nuno Pelicano

Partilhar

Post a Comment