
Projeto Mulheres em Construção arranca no bairro de Santiago
No âmbito do programa público nacional Bairros Saudáveis, iniciou-se este mês o projeto Mulheres em Construção no Bairro de Santiago em Aveiro. É promovido pela associação Mulheres na Arquitectura (MA) e visa a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social e laboral para emprego na área da construção civil.
Esta semana, o projeto conhece dois momentos importantes. O primeiro, diz respeito a dois cafés-conversa para as mulheres interessadas neste curso. Este será o momento para dar todas as informações sobre o curso e tirar todas as dúvidas. Os encontros serão nos dias 25 de novembro às 15h00 e 26 de novembro às 10h00, no auditório do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Depois, há sessão de apresentação pública do projecto no dia 26 de Novembro de 2021 às 18 horas, no auditório da Casa da Comunidade Sustentável (Edifício da Junta de Freguesia na Glória). Contará com a presença das diversas parceiras do projecto, organizações locais e regionais.
O Mulheres em Construção conta com as seguintes parcerias: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Instituição Particular de Solidariedade Social Florinhas do Vouga, Associação Cultural dos Filhos e Amigos da Guiné-Bissau – Mon Na Mon, Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património – APRUPP, Junta da União de Freguesias Glória e Vera-Cruz, CIMAVE – Construtora e Imobiliária de Aveiro, SAVECOL Engenharia e Construção Lda e CIVILRIA S.A.
O evento desta sexta-feira é aberto ao público, mas sujeito a inscrição para o e-mail ma.mulheresemconstrucao@gmail.com.
O desenvolvimento do projeto assenta sobre a formação de um grupo de mulheres do Bairro de Santiago e sobre a aplicação directa dos conhecimentos adquiridos numa obra de reabilitação de espaço de uso coletivo.