“Boas Festas em Aveiro” celebradas de 1 de dezembro a 10 de janeiro

 

 

 

Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, a iniciativa “Boas Festas em Aveiro” está de regresso, ainda em edição especial e adaptada aos condicionalismos provocados pela pandemia. O “Boas Festas em Aveiro” celebrará assim, entre 1 de dezembro de 2021 e 10 de janeiro de 2022, o Natal e a Festa de São Gonçalinho, sem haver lugar à passagem do ano e outros eventos que, por força das limitações do combate à Covid-19, a autarquia decidiu não fazer.

 

O tradicional acender das luzes de rua e da árvore de Natal no Jardim da Fonte Nova vai acontecer no dia 1 de dezembro às 19h30. A ligação da iluminação será acompanhada, simbolicamente, pelo soar natalício e em simultâneo dos sinos de cinco torres sineiras do centro histórico.

 

O Jardim da Fonte Nova vai acolher a Casa do Pai Natal – Espelho Mágico onde poderá ser entregue a Carta ao Pai Natal. A abertura será no dia 1 de dezembro, pelas 19h30. Nos feriados e fins-de-semana a Casa estará aberta das 11h00 às 20h00. Nos restantes dias abrirá das 18h00 às 20h00.

 

A vivência da quadra natalícia em família será contemplada com o Cine Drive In de Natal – Infantil. De 17 a 19 de dezembro, pelas 18h00 e 21h00, no Parque de Exposições de Aveiro, as Famílias são convidadas a experienciarem o formato drive-in, com toda a envolvência de Hollywood e da fantasia de Natal, com plena componente cénica através de filmes marcantes para as crianças, não faltando as tradicionais pipocas. O acesso é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

 

De 3 a 5 de dezembro e de 10 a 12 de dezembro, serão apresentados vários espetáculos de videomapping. Nos dias 3, 4 e 5 será na Igreja da Misericórdia com “Glória: Deus Menino” com sessões às 19h00 e 22h00. Já nos dias 10, 11 e 12 de dezembro será exibido o “Quebra Nozes Digital” no ATLAS Aveiro com sessões às 19h00 e 24h00.

 

A entrada no novo ano será marcada com o tradicional Concerto de Ano Novo pela Orquestra Filarmonia das Beiras, na sexta-feira, dia 1 de janeiro, pelas 18h00, no Teatro Aveirense. O programa inclui, ainda, o Concerto de Reis pelo Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, no dia 6 de janeiro, pelas 21h30, no Teatro Aveirense.

 

Aveiro, Sabores com Tradição

 

De regresso está também o evento “Aveiro, Sabores com Tradição”. De 1 de dezembro a 10 de janeiro 2022, o convite passa por visitar os restaurantes aderentes, que são convidados a criar um menu atrativo de pratos confecionados com produtos locais identitários, que perpetuem na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense.

 

A intenção desta iniciativa é reforçar a gastronomia de Aveiro como elemento identitário da região e fortalecer a mensagem de qualidade e segurança dos restaurantes locais no que respeita ao cumprimento das regras Anti-Covid-19, apelando aos cidadãos que façam refeições na restauração do município.

 

Dos menus constarão as melhores iguarias de Aveiro, tais como, Bolos de Bacalhau e Espetadas de Mexilhão, Sopa de Enguias, de Peixe ou Chora/Canja de Bacalhau, Caldeirada de Enguias ou Peixe, Leitão ou Chanfana, Ovos-Moles ou Cavacas, sempre com Vinho ou Espumante da Região da Bairrada, a região de excelência vinícola de Aveiro, terminando com a já mística “Bandeja de digestivos Aveiro”, constituída pelos Licores de Alguidar e Aguardentes Bairrada.

 

De destacar, ainda, a Festa de São Gonçalinho de Aveiro de 6 a 10 de janeiro de 2022 (programa próprio a consultar), que, como habitualmente, marca o encerramento do programa e está sob a responsabilidade da sua Mordomia. O “Boas Festas em Aveiro” tem este ano um orçamento total de cerca de 190.000 euros.

Partilhar

Post a Comment