Agora Aveiro sai em defesa da “Sustentabilidade al Dente”

 

 

 

Consciente de que aquilo que colocamos no prato tem cada vez mais importância no combate às alterações climáticas, a Agora Aveiro centrou atenções na sustentabilidade alimentar, promovendo uma conversa e uma ação de guerrilha sobre a temática. Através da ação “Sustentabilidade al Dente” pretendeu-se sensibilizar para a adoção de estilos alimentares alternativos e mais amigos do ambiente.

 

Nesse âmbito, no dia 29 de novembro, pelas 21h00, no Avenida Café-Concerto, foi promovido um fórum de partilha de experiências e opiniões com a participação de representantes de entidades que atuam neste ramo. Marcaram presença Elisa Mendes da Refood Aveiro, Nicole Vaz da Phenix Portugal, Luísa Nascimento, do Restaurante Raiz – O Vegetariano do Bairro, e Daniela Correia Marques, nutricionista.

 

A esta conversa, emitida através da página de Facebook da Agora Aveiro, não faltou sabor. O público, quer ao vivo ou através da livestream, foi também parte integrante desta discussão. Algumas das questões colocadas passaram por “Como diminuir o desperdício alimentar na preparação de grandes eventos?“ ou “Que cuidados devemos ter com a alimentação quando iniciamos a prática desportiva?”.

 

Foi ainda realizado no dia 1 de dezembro, bem ao estilo da Agora Aveiro, uma ação de guerrilha. Os nossos voluntários saíram à rua para colocar autocolantes nos caixotes do lixo com mensagens de alerta sobre o desperdício alimentar tais como: “Sabias que um terço dos alimentos produzidos acaba no contentor do lixo?” ou “Sabias que 25% da água doce (do mundo) é usada para cultivar alimentos que nunca são consumidos?”.

 

“Tal como o antigo ditado diz, ‘Grão a grão enche a galinha o papo’. Nós, enquanto indivíduos , através dos nossos hábitos alimentares, podemos fazer a diferença na nossa vida e saúde e, ao mesmo tempo, ter um impacto positivo no ambiente e na nossa carteira. Por mais pequenas e graduais que sejam as mudanças, fazem a diferença em nós e naqueles que nos rodeiam”, enquadram os elementos da associação aveirense

 

O “Sustentabilidade al Dente” foi um projeto da Agora Aveiro feito em colaboração com o Avenida Café-Concerto. Teve como Main Sponsor o Glicínias Plaza e contou com as parcerias da Refood Aveiro, Phenix Portugal e o Restaurante Raiz – O Vegetariano do Bairro. Teve ainda o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do Instituto Português do Desporto e Juventude I.P.

 

 

* Créditos das fotos: Helder Berenguer

Partilhar

Post a Comment