AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Bairrada volta a distinguir os melhores espumantes do ano

Vinhos

Um “Borga” bruto branco de 2010, do produtor Campolargo Vinhos, e um “Íssimo Baga-Bairrada” bruto branco de 2016, das Caves Arcos do Rei, foram os grandes vencedores do Concurso de Espumantes Bairrada 2021, promovido pela Comissão Vitivinícola da Bairrada e realizado na passada sexta-feira, dia 12 de Novembro. De entre os espumantes a que o júri atribuiu a medalha de ouro, os mais pontuados passaram à finalíssima, para assim se eleger a Grande Medalha de Ouro e o que mais se distinguiu na categoria de Baga-Bairrada – criada em 2015 e que conta já com mais de 30 referências. Feitas as contas, o “Borga” bruto branco de 2010 apurou-se como o melhor espumante desta competição.

Depois de um ano de interregno, devido à pandemia, a Comissão Vitivinícola da Bairrada retomou a iniciativa, sentando à mesa de provas um painel de jurados, composto por jornalistas, bloggers, críticos de vinhos, provadores e buyers, que puderam degustar quase seis dezenas de espumantes certificados com o selo de garantia e qualidade DO Bairrada e IG Beira Atlântico.

O Concurso de Espumantes Bairrada 2021 teve lugar no Museu do Vinho Bairrada e foi presidido pelo crítico de vinhos e jornalista Luís Ramos Lopes, habitante na região e conhecedor dos vinhos e espumantes que ali se produzem. A edição deste ano coincidiu com a celebração dos 30 anos de Denominação de Origem e mais de 130 anos de espumante na região.

Em comunicado, a Comissão Vitivinícola da Bairrada recorda que é naquela região vitivinícola que “têm origem mais de 50% dos espumantes produzidos em Portugal e esta predominância não acontece ao acaso”. “Foi na Bairrada que, em 1890 e pelas mãos do engenheiro Tavares da Silva, se deram os primeiros passos na criação deste vinho efervescente em Portugal. Volvidos 101 de conhecimento, a 8 de fevereiro de 1991, foi criada a Denominação de Origem para os espumantes Bairrada, passando a ter que cumprir os requisitos definidos pela Comissão Vitivinícola da Bairrada para poderem envergar o selo de certificação”, referem.

*Fotos: Ricardo Almeida

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.