AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Ativista brasileiro vem a Aveiro falar sobre a sua experiência em defesa das bicicletas

Sociedade

Aproveitando a presença de Jorge Brand, cicloativista e deputado estadual do Paraná (Brasil) num seminário da Universidade de Aveiro, a associação Ciclaveiro decidiu convidar o ativista para uma conversa com a comunidade aveirense.O encontro está marcado para esta segunda-feira, pelas 21h30, no espaço Trilhos da Terra, em Aveiro, e tem entrada livre.

O ativista, mais conhecido por Goura, irá dar a sua visão sobre a bicicleta nas cidades, o envolvimento da comunidade, a aproximação ao poder político e o papel do activismo na mudança para cidades melhores.

A conversa aberta resulta de uma co-organização da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, do Núcleo de Estudos Culturais e Ócio da UA e o grupo de estudos e pesquisas em lazer, espaço e cidade da UFPR/ Paraná/Brasil.

Goura movimenta Curitiba há mais de 15 anos. Antes como ativista, hoje como um dos vereadores da Câmara Municipal. Foi eleito deputado estadual nas eleições de 2018.

Começou a colocar as suas ideias em prática com os ativistas do Coletivo Interlux com ações como Jardinagem Libertária, Música Pra Sair da Bolha e a primeira Bicicletada de Curitiba. Em 2007, pintou a primeira ciclovia da cidade – sendo multado por crime ambiental.

Foi co-fundador, em 2011, da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, que teve papel fundamental na criação do Plano Cicloviário de Curitiba e nos diversos investimentos cicloviários que a cidade recebeu durante a gestão 2013-2016.A ele se deve, também, a criação do Jardim de Sofia, em 2012, um espaço comunitário às margens do Rio Belém, bem como a construção, em 2014, da Praça de Bolso do Ciclista – a primeira da cidade feita coletivamente.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.