Albergaria: Concurso de escrita dedicado às alterações climáticas

 

 

 

O município de Albergaria-a-Velha, através da Rede de Bibliotecas do Concelho, está a dinamizar o concurso criAtiva Escrita, que visa distinguir trabalhos originais nas áreas da poesia e do conto. Dirigido às escolas e à comunidade leitora em geral, o tema deste ano é “Como estás tu, clima?”, uma pergunta que visa levar os participantes a refletirem sobre a problemática das alterações climáticas e as suas consequências para o bem-estar do planeta e das populações.

 

O criAtiva Escrita é um concurso literário destinado a promover experiências em torno do desenvolvimento de competências associadas à promoção da escrita ativa, assentes em aprendizagens e criatividade. Visa fomentar e consolidar hábitos de leitura, de escrita e de criação artística na comunidade de utilizadores da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, bem como premiar e divulgar textos inéditos dos géneros lírico e narrativo. Os trabalhos devem ser entregues até 25 de abril, sendo os nomes vencedores revelados a 21 de maio, no Festival criAtiva Autores.

 

Os poemas e contos do criAtiva Escrita podem ser enviados via correio eletrónico – biblioteca@cm-albergaria.pt – ou por carta, sendo depois enquadrados em cinco escalões: estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB); estudantes do 2.º CEB; estudantes do 3.º CEB; estudantes do Ensino Secundário; e comunidade leitora em geral. Os textos devem ser inéditos e de autoria individual, com a exceção das crianças do 1.º CEB, que podem entregar trabalhos em grupo, desde que os membros estejam devidamente identificados. Cada participante pode concorrer com um máximo de dois textos, um de cada categoria (poesia e conto). Cada conto deverá ocupar entre duas a cinco páginas e, os poemas, até duas páginas.

 

Na mensagem enviada por correio eletrónico, devem constar, em anexo, os trabalhos em formato pdf e a declaração de Aceitação das Normas de Participação e de Direito de Utilização dos Trabalhos. No corpo da mensagem, devem seguir os elementos de identificação do participante (nome, morada, contacto telefónico, e-mail, idade e Escola/Instituição e respetivo ano de escolaridade, caso se aplique). No envio por carta para a morada da Biblioteca Municipal, o envelope deverá conter, em papel, os textos a concurso, a declaração de Aceitação das Normas de Participação e de Direito de Utilização dos Trabalhos e uma página com a identificação completa do participante.

 

Na avaliação dos poemas e dos contos, os elementos do júri terão em conta os seguintes critérios: adequação ao tema; riqueza e pertinência do título; criatividade/inovação; qualidade literária; densidade/riqueza lexical; coerência e coesão do texto. Vai ser atribuído um chequeprenda para livros no valor de 150 euros ao melhor trabalho de cada uma das categorias.

 

Todas as pessoas participantes recebem um certificado de participação. As normas de participação do Concurso criAtiva Escrita podem ser consultadas no portal da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha em biblioteca.cm-albergaria.pt.

Partilhar

Post a Comment