AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Trilho do Rio Uíma já está sinalizado e homologado

Roteiro

Os entusiastas dos percursos pedestres e do desporto na natureza já podem percorrer livremente o Trilho do Rio Uíma – agora sinalizado e homologado – sem necessidade de guia ou outros recursos de apoio. Com uma extensão de quatro quilómetros e um grau de dificuldade baixo, este percurso proporciona uma enriquecedora viagem de descoberta do património natural e paisagístico da zona ribeirinha do Uíma.

O “PR1 SMF – Trilho do Rio Uíma” é um percurso linear de pequena rota, localizado nas margens do Rio Uíma, com passagem pelas freguesias de Caldas de S. Jorge, Pigeiros e Escapães, no concelho de Santa Maria da Feira. Ao longo de quatro quilómetros, os caminhantes são surpreendidos por pontes e açudes, moinhos de água e parques de lazer, cascatas e levadas, para além da fauna e da flora características desta zona ribeirinha, povoada por imponentes árvores centenárias.

São 15 os percursos pedestres atualmente identificados no Município de Santa Maria da Feira, que totalizam cerca de 160 quilómetros de extensão. A informação relativa a cada um deles encontra-se disponível no site da Câmara Municipal (www.cm-feira.pt/percursospedestres), em permanente atualização.

São trilhos com características e dificuldades distintas, que permitem explorar o concelho a caminhar, a correr ou em BTT, em várias freguesias do concelho: “Trilho das Três Pontes” (Fornos); “Caminhos Rurais”, “À Descoberta dos Açudes”, “Travessia das Pontes” e “Trilho do Rio Uima” (Caldas de S. Jorge, Pigeiros e Escapães); “Rota do Castelo” e “Capela de Santo André” (Santa Maria da Feira); “Na Encosta dos Mirtilos” (Romariz); “Caminho dos Moinhos” (Pigeiros); “Raide ao Camouco” e “Caminhos do Porto Carvoeiro” (Canedo); “Rota das Capelas” (Vila Maior); “Trilhos e Vielas” (UF Souto e Mosteirô); “Pelos Vales dos Rios Ul, Inha e Uíma” (Romariz); e o circuito urbano “Percurso com História” (centro histórico de Santa Maria da Feira).

A extensão destes percursos varia entre os dois e os 20 quilómetros e, exceto o trilho agora sinalizado e homologado, só poderão ser realizados com o Track GPS (aplicação disponível para Android e iOS), uma vez que ainda não se encontram assinalados nos locais.

A beleza natural e a diversidade de trilhos dispersos pelo território feirense motivaram a criação e dinamização do grupo “Percursos Pedestres – Santa Maria da Feira” pelo Gabinete de Desporto da Câmara Municipal, na rede social Facebook. Atualmente, são cerca de seis mil os membros deste grupo, que têm em comum o gosto pelo desporto em contacto com a natureza.

O grande objetivo desta comunidade é a partilha de experiências nos percursos pedestres do concelho, através da publicação de testemunhos, fotografias e vídeos, mas também curiosidades, sugestões, alertas e recomendações.

Para mais informações e esclarecimentos sobre os percursos pedestres de Santa Maria da Feira, os interessados devem contactar o Gabinete de Desporto, através do telefone: 256370887 ou email desporto@cm-feira.pt.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.