Município de Aveiro passa a integrar Academia Internacional de Cerâmica

 

 

 

 

A candidatura da Câmara Municipal de Aveiro para integrar a prestigiada Academia Internacional de Cerâmica (AIC), sediada em Genebra e filiada na UNESCO, como parceira institucional para o sector cultural, foi aprovada. Aveiro, enquanto município, é o primeiro território mundial a integrar esta prestigiada Academia.

 

Esta adesão cumpre também os importantes objetivos ao nível das redes culturais Europeias e Internacionais, do Plano Estratégico para a Cultura no seu Eixo 1 – 1.3 Mobilidade Internacional e da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.

 

A partir deste momento, a autarquia aveirense, detentora de uma relevante coleção de cerâmica arqueológica, histórica e contemporânea, integrará as atividades da AIC, promovendo o rico universo da cerâmica local, em todas as suas vertentes e, igualmente, contribuindo para a crescente valorização da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que conta já com 15 edições e mais de 30 anos de vida.

 

O objetivo da AIC é estimular a amizade e a comunicação entre profissionais da área de cerâmica em todos os países. A AIC desenvolve e incentiva todas as formas de cooperação internacional para promover a cerâmica e incentivar e manter a produção no mais alto nível de qualidade em todas as culturas cerâmicas.

 

Desde sua fundação, em 1952, por Henry J. Reynaud, presidente da AIC até sua morte em 1964, a AIC evoluiu. Originalmente, focando-se numa forte atividade diplomática, em prol da criação de cerâmica artística contemporânea, integrando representantes de museus nacionais e organizações culturais. Este âmbito alargou-se com o passar dos anos, transformando-se a AIC na instituição que reúne todas as facetas da produção e disseminação de cerâmica artística, promovendo diversas atividades, nomeadamente congressos e simpósios internacionais.

 

Hoje, a Academia é a única associação dedicada ao meio de argila que funciona em nível internacional. A AIC reúne ceramistas, oleiros, artistas, designers, autores, colecionadores, galeristas, conservadores, restauradores, curadores, além de um painel de instituições de prestígio.

Partilhar

Post a Comment