
Bairro da Beira-Mar a postos para a Festa de São Gonçalinho
Será uma festa sujeita a várias regras e condicionalismos, mas retomará aquela que é uma das suas imagens de marca: o lançamento de cavacas a partir do alto da capela. O bairro da Beira-Mar, em Aveiro, está já preparado para receber os festejos em honra de São Gonçalinho. O programa arranca esta segunda-feira, 10 de janeiro, dia do santo, e é retomado no fim de semana seguinte.
“A realização da festa cumpre um plano de contingência para Covid-19 aprovado pela DGS, sendo que todos os concertos serão em espaços com entrada condicionada, com uso obrigatório de máscara e obrigatoriedade de certificado de vacinação válido. O lançamento de cavacas será efetuado também em moldes adaptados à situação atual, sendo que o largo terá acesso condicionado, no qual só será permitida a entrada mediante a apresentação do certificado de vacinação”, afiança a Mordomia de São Gonçalinho, acrescentando que “as subidas só serão permitidas a quem apresentar o certificado de vacinação e teste negativo”.
Esta segunda-feira, há arruada (9h30), eucaristia (18h30), concerto da Tuna Feminina da AAUAv (21h30) e espetáculo piro musical, no Canal de São Roque (23h30). No dia 14, o destaque vai para o concerto de Carolina Deslandes no Teatro Aveirense (21h00) e a atuação do Coral Vera-Cruz na capela (24h00). No dia 14, volta a haver arruada, animação de rua e eucaristia, estando a noite reservada para o concerto dos Senza na Praça do Peixe (22h00), espetáculo piro musical (24h00) e Dj Set Discoteque (00h30).
No último dia das festividades, 16 de janeiro, o programa contempla a tradicional procissão (11h00), seguida de eucaristia (12h00), atuação de grupos cénicos (14h30) e animação de rua (16h30). À noite, há concerto da Banda Polk (21h30) e fogo-de-artifício (23h00).
* Créditos da foto: Ases Vorazes