Café de Ciência debate o impacto dos plásticos no oceano

 

 

Esta quinta-feira, 27 de janeiro, às 18h00, acontece online, a terceira sessão do ciclo de Cafés de Ciência dedicados ao mar, organizados pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A bióloga Paula Sobral, especialista em microplásticos e lixo marinho, e investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e professora da NOVA School of Science and Technology, é a convidada desta conversa sobre o problema da poluição do oceano por plásticos e microplásticos.

 

O oceano enfrenta hoje várias pressões resultantes da atividade humana que põem em risco o seu funcionamento enquanto ecossistema vital para a nossa sobrevivência no planeta. A poluição por plásticos e microplásticos constitui uma destas pressões, um problema emergente de solução complexa.

 

Quais as origens da poluição por plásticos? Como se distribuem no ambiente? Porque ocorrem microplásticos? Quais os impactos que se observam? Existem riscos para a saúde humana? Podemos viver sem plástico? Existem soluções para prevenir e reduzir este problema global? Estas e outras questões sobre o impacto dos microplásticos no planeta serão abordadas pela investigadora convidada.

 

Este Café de Ciência acontece online, via Zoom, sendo que o link de acesso à sessão está disponível na página da Fábrica. Esta iniciativa acontece no âmbito do Projeto “Mar Azul: comunicar para envolver e educar”, promovido pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica

Partilhar

Post a Comment