Bluefin by Kinjolas – Um cantinho na Barra plantado

Onde se come

 

João Manuel Oliveira

 

 

Antes da pandemia era, com exceção do verão, um “one man show” pois o espaço tinha duas mesas exteriores, numa esplanada agradável e protegida (quem é de Aveiro sabe o quanto é obrigatório as esplanadas serem resguardadas…) e quatro interiores: sendo uma maior e as outras para duas/três pessoas.  Com a pandemia e o fecho de um espaço ao lado, ampliou as instalações e por isso consegue receber mais pessoas e por vezes, especialmente no Verão, precisa ter colaboradores, tal a quantidade de pessoas à procura do misterioso espaço que consegue servir japonês e mexicano numa cozinha diferente, sempre colada às idiossincrasias do Pedro Anjos (aka Kinjolas). Bem-vindos ao seu mundo mágico.

 

Ora vamos conhecer o seu autor, pois há espaços que dependem dos seus mestres, não são fábricas anónimas de produção alimentar. Pedro Anjos, um autor, realizador, ator, sonhador, começou em 2003, em Lisboa. O sushi surgiu-lhe na vida e foi um dos vanguardistas, com um dos primeiros restaurantes no centro de Lisboa, ao príncipe real. Depois andou pelo Algarve aproveitando os verões para divulgar a técnica entre turistas e o restaurante de Lisboa. Em 2009 avançou para um food truck de sushi e esteve com corners no Meo Arena entre outros lugares. Não esqueceu Aveiro e começou por uma parceria com o Fonte Nova, Visual e Mercado do Peixe em momentos diferentes.

 

Desde 5 de Maio de 2015, aterrou ao pé do Farol, abrindo o Bluefin powered by Kinjolas. Desde o início que apostou numa opção exótica de juntar mexicano a japonês, com dois sentidos: abrir o leque de clientes e possibilitar a descoberta de outros mundos a quem adora apenas um deles. Sem esquecer que há sempre dois pratos de ligação: os tacos de atum bluefin e o de caranguejo.

 

Mas vamos à carta que o texto vai longo: as entradas são deliciosas, seja num clássico da região como o camarão com tempura de amêndoa ou as gyosas verdes, mas não esqueça de provar o wakame (a salada de algas). Antes de ir para qual opção principal (o melhor é deixar-se nas mãos do chef…) opte por navegar na qualidade dos pratos ou perguntar se há algo fora da carta. Fresco, é de certeza!

 

 

Sushi e sashimi são feitos num estilo muito próprio e por isso, se é apaixonado pela fusão ou pelo tradicional, convém avisar antes. Mas é um restaurante onde deve abrir a mente e deixar-se ir. Ah, e não vá pela sobremesa. Só há uma e é para dizer que há, a tarte de maçã com gelado.

 

Por fim, a carta de vinhos, algo que não poderia deixar de referir. As opções são limitadas a um produtor e a melhor opção são as clássicas neste tipo de restaurantes: os jarros de sangria, sake ou margaritas! O meu preferido é a sangria de espumante com frutos vermelhos. Bom apetite.

 

Preço médio (30/35 euros) – menu disponível online

Bluefin Powered by Kinjolas

Avenida João Corte Real, nº8, 3830-751

Praia da Barra, Ílhavo, Aveiro

Portugal

+351 234 029 277

+351 918 165 986

hello@bluefinbykinjolas.com

https://bluefinbykinjolas.com/

 

 

Partilhar

Post a Comment