Esta segunda-feira vai de carro para Aveiro? Prepare-se para ser “multado”

 

 

 

Esta segunda-feira, 7 de fevereiro, a AveiroBus/ Transdev, com o apoio e contributo da Câmara Municipal de Aveiro, vai levar a cabo uma ação de marketing que consiste em distribuir “multas” por todos os automóveis da cidade de Aveiro. As “contraordenações” são, no fundo, folhetos que visam chamar a atenção para uma mobilidade urbana mais sustentável, através da promoção dos transportes públicos em vez do automóvel particular, com oferta de um voucher de ida e volta para que todos possam experimentar o serviço.

 

“O transporte público é, por si só, uma alternativa mais sustentável que os transportes individuais, mas em Aveiro a Transdev reforçou a sustentabilidade da sua frota Aveiro Bus ao ter colocado em circulação três autocarros elétricos”, é destacado em comunicado.

 

De acordo com dados de 2019 apurados pela Agência Europeia do Ambiente, os transportes são responsáveis por quase 30% das emissões de dióxido de carbono na União Europeia. Dentro desta percentagem, 72% correspondem a emissões provenientes dos transportes rodoviários e os automóveis particulares são responsáveis por 60,7% deste total. Os dados concluem ainda que, na Europa, cada carro tem em média 1,7 passageiros, o que faz de meios de transporte como os autocarros, uma alternativa mais sustentável.

 

A autarquia aveirense e a operadora concessionária da rede intermodal de transportes públicos de Aveiro, AveiroBus/ ETAC/ Transdev têm como um dos trabalhos prioritário a sensibilização dos cidadãos para a utilização dos transportes públicos, como contributo para o equilíbrio ambiental e para a redução da nossa pegada ecológica no mundo em que vivemos.

 

 

Partilhar

4 Comments

  • Joao paulo
    6 de Fevereiro, 2022

    Altamente… entretanto esquecem-se de que há trabalhos até 22-23h ou os começam as 5-5h da manhã…

  • Viajante
    7 de Fevereiro, 2022

    É uma iniciativa muito interessante só é pena que não existam horários de autocarros compatíveis com os horários quer de trabalho quer de escola entre outros!
    Onde é que já se viu haver apenas autocarros de hora a hora para as povoações a volta de Aveiro?
    E querem que se deixe o carro em casa?
    Assim será impossível!

  • ANDANTE
    7 de Fevereiro, 2022

    Se a iniciativa for para utilizadores da malha citadina e das freguesias que já são parte integrante da cidade é uma iniciativa excelente.
    Agora se é para as freguesias eternamente esquecidas, Cacia, Nariz, Mamodeiro, entre outras em que a oferta é mais que diminuta, não funciona como já referiu o post do Viajante. É uma temática com + de 30 anos que nem o publico nem o privado resolvem.
    É mais uma tentativa de florear os serviços da TRANDEV e continuamos a milhas de Braga e Coimbra no que aos transportes diz respeito.

  • Alexandre
    8 de Fevereiro, 2022

    Existem culpados para Aveiro, outrora apelidada a capital das bicicletas, ser hoje uma cidade tão carro-cêntrica. E esses culpados acabam de aprovar um estacionamento subterrâneo no coração da cidade…Aveiro merece muito mais em termos de mobilidade e transporte.

Post a Comment