No próximo sábado, dia 6 de abril, às 15h30, a Arte no Tempo e o Município de Aveiro apresentam mais uma sessão “Que música ouvimos?”, no Museu de Aveiro / Santa Joana. Desta vez, o convidado será João Rodrigues Gamboa.
Nascido em Peraboa, Covilhã, no ano de 1939, João Rodrigues Gamboa é uma figura de múltiplos talentos. Após frequentar o seminário até ao início do 6.º ano, dedicou-se ao curso geral de enfermagem, serviu durante 4 anos e 7 meses nas forças armadas e, posteriormente, licenciou-se em Filologia Românica. Foi, ainda, professor, tendo contribuído para a formação de novos docentes como orientador de estágio, e realizou estudos musicais e de direção coral.
Com mais de 30 títulos publicados, a sua vasta e diversificada obra abrange poesia, diarística, conto, crónica, novela e romance. No âmbito da não-ficção, João Gamboa completou uma cantata, historiografia, música para a liturgia e até um álbum discográfico duplo. Destacam-se também as suas reflexões de cariz religioso, consolidadas em obras como "As Palavras em mão" (2011) e "Memórias entrelaçadas" (2018).
Persistindo na sua dedicação à expressão artística, João Rodrigues Gamboa continua a animar o canto na assembleia litúrgica. O livro "A paz chegará como brisa suave" é um testemunho do seu compromisso com a fé e a arte, reunindo poesia de fundo religioso e litúrgico, juntamente com subsídios para a celebração da Eucaristia, incluindo orações dedicadas "pelos que sofrem a guerra".