Analisar e debater o legado da Revolução de Abril e lançar um olhar sobre os desafios societais do futuro são os grandes objetivos do 3.º Encontro Aberto do Conselho Geral da Universidade de Aveiro (UA). A sessão decorre a 10 de abril, no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro.
António Oliveira, presidente do Conselho Geral da UA e presidente da OLI, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, são alguns dos oradores da sessão.
No palco estarão também Eduardo Marçal Grilo, ex-presidente do Conselho Geral da UA e antigo ministro da Educação, Luísa Loura, diretora da PORDATA, Daniel Bessa, antigo ministro da Economia, Paula Arriscado, diretora da Divisão Corporativa Pessoas, Marca e Comunicação – Salvador Caetano, e Luís Aguiar-Conraria, presidente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Em ano em que se assinala o 50.º aniversário do 25 de Abril e meio século de vida da UA, e ciente da importância de cada uma das datas, o Conselho Geral da UA pretende reunir, em mais um encontro aberto à sociedade, um conjunto de personalidades para analisar e debater o legado da Revolução de Abril e para lançarem pontes para a construção de uma sociedade e de uma região mais desenvolvidas, justas e sustentáveis. O encontro irá, também, refletir sobre o papel fundamental que a UA do presente e do futuro pode e deverá assumir nesses processos.
Assim, no período da manhã, os trabalhos vão incidir sobre uma retrospetiva analítica da evolução do país e da região de Aveiro nos últimos 50 anos e, naturalmente, sobre o contributo da UA, nas suas várias dimensões, para essa (r)evolução.