O Exodus Aveiro Fest, festival internacional de fotografia e vídeo de viagem e aventura, regressa para a sua aguardada 7ª edição, nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro. Este evento de destaque reúne alguns dos melhores fotógrafos e videógrafos/filmmakers do mundo, com o propósito de sensibilizar o público para questões sociais e ambientais através da imagem. Além disso, o festival inspira os seus participantes a adotarem uma postura mais consciente e ativa, tanto a nível individual como coletivo.
Anualmente, o Exodus Aveiro Fest traz a Aveiro um conjunto diversificado de artistas, fotógrafos, aventureiros, viajantes e defensores de causas sociais e ambientais, que partilham as suas experiências e histórias com o objetivo de fomentar a mudança e promover uma maior consciencialização sobre os problemas que afetam o nosso mundo.
Nesta edição, o painel de oradores selecionado irá abordar a realidade da humanidade contemporânea – uma humanidade diversificada, que habita lugares distintos, vive de formas únicas e enfrenta desafios complexos. Entre os nomes confirmados, está Marcel Mettelsiefen, cineasta documental e diretor de fotografia, tendo já vencido quatro Emmy, três BAFTAs e foi nomeado para um Óscar na categoria de “Melhor Curta Documental”. É reconhecido pela sua mestria em captar emocionantes histórias de pessoas que enfrentam situações verdadeiramente extraordinárias. O seu filme mais conhecido, "My Homeland," recebeu uma nomeação para o Academy Award® em 2015 e conquistou os prestigiados Prémios Peabody, Grierson, um Emmy, entre outros. O seu mais recente documentário de longa-metragem, "In Her Hands," estreou com grande aclamação no fim de semana de abertura do Festival de Cinema de Toronto de 2022 e foi adquirido pela Netflix. Recentemente esteve no Médio Oriente a cobrir a guerra entre Israel e o Hamas.
Outro dos oradores desta edição é Jonas Bendiksen, fotógrafo norueguês e membro da Magnum Photos desde 2004, é reconhecido pela sua abordagem inovadora na exploração de histórias humanas. Autor de quatro livros, destacou-se com “Satellites” (2006), onde documenta as margens da ex-União Soviética. Em 2017, publicou “The Last Testament”, sobre sete homens que afirmam ser a segunda vinda de Cristo. A sua obra mais recente, “The Book of Veles”, funde mitologia eslava com o fenómeno das fake news, questionando os limites entre realidade e ficção.