AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Nem só de chocolates vive a Leonidas de Aveiro. Agora até tem gelados "vegan"

Gastronomia

A história do chocolate Leonidas começou a ser escrita há mais de 100 anos, quando Leonidas Kestekides desenvolveu o primeiro bombom de chocolate branco, como o conhecemos hoje. Em Aveiro, Sónia Fernandes escreve essa história há já dez meses, e traz novidades para este verão.

Sónia Fernandes trabalhou durante dez anos no departamento financeiro de uma empresa da região, mas o seu espírito empreendedor e o gosto particular por chocolate fizeram-na arriscar uma mudança de vida, e abrir um franchising Leonidas em Aveiro. A proprietária explica que “não havia na altura nenhuma chocolataria. Havia a Arcádia, que é nacional, mas era uma loja muito pequenina. O conceito era diferente”, oferecendo ao cliente a possibilidade de usufruir de uma esplanada e do conceito “menu-café”, com o qual pode conhecer, todos os dias, ao acompanhar o café ou carioca, um bombom diferente, consoante a preferência.

Leonidas é o chocolate oficial da corte belga e, por esse motivo, muito conhecido mundialmente. Assim, os aveirenses deixaram de ter de esperar pelo Natal ou verão para que os familiares lhes trouxessem estes bombons, de outros países. Estes chocolates são 100% puro cacau, 100% pura manteiga e não têm adição de óleo de palma nem de açucares, que são, na sua maioria, substituídos por frutas. Além disso, a loja oferece mais de 120 variedades de bombons, incluindo bombons próprios para pessoas com diabetes, mas Sónia revela que “aqui, em Aveiro, os nossos grandes consumidores são de chocolate preto”, seguindo-se o chocolate de leite e por último, o branco.

Uma das novidades será o lançamento de duas tabletes de chocolate com stevia, que saem do tradicional bombom gourmet, mas que serão sem lactose e vegan, atendendo aos inúmeros pedidos dos clientes.

Ainda neste âmbito, a grande novidade que a Leonidas Chocolates de Aveiro traz este verão, são os gelados artesanais "vegan", sem glúten e sem lactose. A proprietária viu na pandemia e num período de menor movimento devido às obras que decorrem na cidade, uma oportunidade para reinventar o negócio e atrair todo o tipo de clientes. Em parceria com a Leonidas da Cedofeita, iniciou a procura por uma marca de gelados que atendesse aos pedidos dos clientes, e chegou à Gelatopia – Gelados de Sonho.

A marca tocou especialmente a proprietária, já que pertence a duas pessoas, Mariana e Paulo, que, como ela, decidiram deixar de trabalhar e seguir o seu sonho. Formados em Itália, trouxeram para Portugal esta marca nascida no Porto, que já rumou a Lisboa e abriu portas no histórico Bairro de Alvalade, e que oferece a outros estabelecimentos, como é o caso deste, a possibilidade de comercializar estes gelados.

Estão disponíveis em seis sabores "vegan" – manga, morango, amendoim e caramelo salgado, leite de coco e gengibre, e cacau, e também o sabor pastel de nata, que não é "vegan". Por agora, esta é a variedade de sabores que a loja irá oferecer até setembro. No entanto, caso se justifique, não está posta de parte a possibilidade de manter os gelados na Leonidas, durante o inverno.

O facto de poder consumir estes gelados não altera em nada o conceito da chocolataria e funcionará, pelo contrário, como um complemento àquilo que ela já oferece. Poderá continuar a consumir os produtos habituais, ou experimentar a combinação entre os crepes e estes novos sabores, por exemplo.

As novidades da chocolataria não ficam por aqui, e a partir do final do mês, poderá usufruir de uma esplanada fechada que lhe trará o aconchego necessário para vir e ficar no espaço enquanto experimenta o novo chocolate frio. É verdade, a marca continua a apostar na inovação e vai apresentar um chocolate quente, mas redesenhado e desta vez, frio e ideal para as tardes de calor que se aproximam.

Se ainda não sabia, fica a saber que é possível personalizar o seu pedido. Se é uma empresa, ou um particular, que está a organizar um evento e gosta da ideia de ter um “rodízio de chocolates” no final, ou se quer oferecer a alguém uma caixa de bombons personalizados pelo aniversário, tudo isso é possível. A Leonidas Chocolates de Aveiro encontra-se também a trabalhar com o conceito B2B – business to business, que permite a criação de parcerias com empresas que podem utilizar os chocolates para os mais diversos efeitos. O restaurante Salpoente é exemplo dessa parceria, tendo a exclusividade de um produto gourmet produzido pela Leonidas, mas que não é comercializado em loja.

A loja situa-se na Rua Conselheiro Luís de Magalhães, em Aveiro. Para se manter a par das novidades, pode seguir a página de Facebook.

Automobilia Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.