AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Quartel das Artes celebra 10º aniversário com concerto de Carolina Deslandes

Palcos

Gala de Magia, MOB e Espetáculos de Primavera também marcam a agenda de abril

 

 

O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol festeja no próximo mês de abril o seu 10.º aniversário, com um concerto de Carolina Deslandes, no dia 5, e mais uma edição do MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro, nos dias 27 e 28.

A autora de “A vida toda”, entre muitos outros êxitos musicais, foi a escolhida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro para “celebrar uma década de espetáculos e de muitos outros eventos de enorme relevância, não só artística, mas também comunitária e educativa, que elevou o concelho a um patamar de excelência no acesso à cultura, enquanto forma de desenvolvimento pessoal e social,” referiu Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura.

A autarca faz ainda um balanço “extremamente positivo” do percurso deste equipamento cultural de Oliveira do Bairro, onde se realizaram “mais de 1.000 espetáculos”, que contaram com “mais de 200.000 pessoas, que foram sempre um público exigente e entusiasta”.

“Celebramos dez anos de muito trabalho”, referiu Lília Ana Águas, “assente em estratégias e políticas culturais que culminaram com o reconhecimento local, regional e nacional em diversas áreas artísticas”, de que é exemplo a integração do Quartel das Artes na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, “credenciação efetuada pela Direção-Geral das Artes, que permite colocar Oliveira do Bairro como destino nacional no acesso à cultura e às artes”, explicou.

Da programação de abril, a responsável da autarquia destaca ainda a 11.ª edição do MOB – Festa da Música e dos Músicos de Oliveira do Bairro, este ano com o tema “Educar na Arte depois de Abril”, que vai contar com o espetáculo ´Queda´, que junta música, dança e ‘videomapping’, desenvolvido pelo Conservatório de Artes e Comunicação - FUOB, no dia 26, o concerto ´Celebração e Tributos’, da União Filarmónica do Troviscal & Banda Filarmónica da Mamarrosa, no dia 27, e o espetáculo ’50 anos de Abril’, que vai cruzar música com literatura, promovido pelo Conservatório de Música da Bairrada – EAB, no dia 28.  

O programa de abril do Quartel de Artes conta ainda com a Gala Internacional de Magia – Bairrada Mágica (Município com a Associação Jovem Oianense), no dia 6, os Espetáculos de Primavera – Atividades de Enriquecimento Curricular (Município e Conservatório de Música da Bairrada – EAB), entre 15 e 18, e a performance multidisciplinar ‘Esta Palavra Pede Palco´ (Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro e PROMOB), no dia 21, para além de sessões de cinema e programação infantil.

De assinalar que a receita da bilheteira de toda a programação de abril promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, não incluindo os espetáculos em parceria e de acolhimento, será oferecida às associações desportivas do concelho.

Campus Jazz Publicidade

O Quartel das Artes Dr. Alípio Sol é um equipamento cultural do Município de Oliveira do Bairro, vocacionado para diversos tipos de espetáculos, localizado em frente ao edifício dos Paços do Concelho. Com capacidade para acolher cerca de 420 pessoas, o Quartel das Artes tem como missão “promover uma oferta cultural contemporânea, diversificada e valorizadora do panorama artístico local e nacional”.

Inaugurado a 6 de abril de 2014, aquando da celebração dos 500 anos da atribuição da Carta de Foral ao Concelho de Oliveira do Bairro, o nome do Quartel das Artes fica a dever-se ao facto de, no local onde está implantado, ter existido inicialmente o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.

 

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.