
Restaurante Raiz, a criar raízes no centro de Aveiro
Onde se come
Com dois anos e quatro meses de nascimento, o Raiz é um dos espaços vegetarianos no centro de Aveiro. Literalmente no centro, ocupa um pequeno espaço, que permite pouco mais de uns 20 comensais que podem ser ampliados se a temperatura e o clima aveirense o permitir com mais umas mesas no exterior. Na pedonal rua Mendes Leite, colado à antiga Biblioteca Municipal e que faz a ligação com a zona mais turística, o Raiz aposta nos pequenos-almoços reforçados (há palavras portuguesas para “brunches”), almoços e numa cultura urbana de frugalidade e preocupação com a alimentação.
O espaço conta com duas sócias, Luísa Nascimento e Liliana Santos, que não estavam ligadas ao ramo de restauração, mas a quem o gosto pela comida vegetariana e macrobiótica, pela componente ideológica fez com que optassem por este projeto. Nem uma nem outra são de Aveiro, mas como muitos aveirenses vieram para cá e por aqui ficaram.
O nome diz tudo: Raiz – O Vegetariano do Bairro. Opções saudáveis, comidas vegetarianas, aposta muito séria em que pretende comer saudável, seja por opção de estilo de vida seja no número crescente de pessoas que conjuga a manutenção das proteínas animais com dias vegetarianos.
Cremes de cereais, panquecas de espelta e “smothie bowls” são as estrelas das opções de pequeno-almoço e final de tarde que o restaurante oferece. Mas há clássicos como a tosta de abacate, os iogurtes vegans com granola ou pão de levedura natural torrado com manteiga vegetal e compota bio. Ao sábado, há lugar a um verdadeiro pequeno-almoço reforçado que leva um pouco de tudo o que têm para oferecer.
Eu estive lá ao almoço. A maior parte dos comensais, alguns já habitués, solicitam o prato do dia – há quem vá em dias específicos. Noodles de arroz era a opção – com aspeto e sabor delicioso – que pode ser conjugado num menu do dia que inclui a sopa e chá ou também a sobremesa. Mas quem preferir, pode consultar o menu e escolher entre os hambúrguer – Tofu ou Feijão Azuki – que são acompanhados por chips de batata doce, com cogumelos, grão, cebola e alface e tomate, maionese e um belo pão de beterraba caseiro – as quiches (há sempre mais do que uma), tostas (a de cogumelos shitake tem um belo aspeto), e conjugar com entradas como os filetes de tofu com alga nori, os palitos de vegetais e húmus de ervas… Há mais opções, seguindo a filosofia de pratos equilibrados e com produtos tendencialmente locais. Uma opção a considerar sempre que queira sair da sua zona de conforto!
O serviço é descontraído e porventura um pouco demorado se a esplanada e o interior estiverem cheios. Mas quem vem a este lugar – pelas duas visitas – pretende muitas vezes a escolha/prato do dia e/ou, de manhã, as opções de pequeno-almoço. E depois do pedido ser efetuado, a comida aparece rápido e saborosa. As opções líquidas são, na mesma base dos pratos. Os chás, infusões e bebidas fermentadas. No vinho, três opções de vinhos – biológicos ou de baixa intervenção, dois brancos e um rosé de boas marcas, também a copo. Coerentes e que acompanham bem os pratos apresentados.
Caros leitores, continuamos a receber as suas sugestões para gastronomia@magnumwineclub.com ou para os contatos da AveiroMag
Preço médio (15/20 euros) – https://oraiz.pt/
Raiz – O Vegetariano do Bairro
Rua de Mendes Leite, 19
3800-222 Aveiro
Portugal
reservas:
234 109 282
934 615 967
9h30_15h00 e 17h00_20h00 (Segunda a Quinta);
9h30_15h00 e 17h00_22h30 (sexta)
9h30_22h30 (Sábado)
Domingo encerrado