Região mobiliza-se no apoio ao povo da Ucrânia

 

 

Um pouco por toda a região e fruto da iniciativa de cidadãos, grupos religiosos ou políticos, começam a surgir várias iniciativas de apoio ao povo da Ucrânia que está a ser vítima de uma ofensiva militar por parte da Rússia. Desde vigílias a recolhas de alimentos, são já várias as ações às quais se pode juntar.

 

Esta terça-feira, dia 8 de março, vai sair uma coluna dos Bombeiros Aveiro-Velhos, com bens de primeira necessidade já angariados, com destino à Ucrânia (é intenção da organização, no regresso, trazer refugiados ecranianos). A corporação apela à ajuda dos aveirenses para comparticipar os custos da viagem (PT50 0035 0123 0000 8076 9322 5).

 

A Câmara Municipal de Estarreja uniu-se à Igreja Ortodoxa de São Nicolau de Aveiro e está a promover a 1.ª campanha de angariação de bens essenciais e alimentos, “SOS Ucrânia”. A ação começa já esta sexta-feira, 4 de março, e decorre até sábado, dia 11 de março. Os bens podem ser entregues no Multiusos de Estarreja [segunda a sexta-feira: 17h – 19h00 e sábado e domingo: 9h – 13h30] e nas Juntas de Freguesia de Avanca [segunda, quarta e sexta-feira: 9h – 12h / 13h30 – 18h e terça e quinta-feira: 9h – 12h / 13h30 – 19h], Beduído e Veiros [segunda, quarta e sexta-feira: 9h – 12h/14h – 18h], Canelas e Fermelã [segunda a sexta-feira: 10h – 12h], Pardilhó [segunda a sexta-feira: 9h – 12h30 / 14h – 16h30] e Salreu [segunda a sexta-feira: 9h – 12h30/14h – 16h].

 

O Lions Clube Santa Joana Princesa, em estreita ligação com o Lions Polónia, também está a promover uma campanha de angariação de fundos para apoio ao povo ucraniano. A ação desenrola-se em duas frentes: apoio aos mais de 360.000 ucranianos (valor que aumenta diariamente), maioritariamente mulheres e crianças, que continuam a fugir do terror da guerra; apoio de géneros alimentares e medicamentos que serão transportados diretamente para a Ucrânia. Aqueles que quiserem e puderem ajudar, têm disponível uma conta bancária (IBAN PT50 0035 0123 00069756330 98, com indicação da palavra UCRÂNIA) e podem entregar bens (alimentos e medicamentos), até sexta-feira, na Escola José Estêvão.

 

Por iniciativa do grupo Por Esgueira, está a decorrer uma recolha de roupas, artigos de higiene e alimentos, naquela freguesia do município de Aveiro. As entregas podem ser feitas num armazém localizado em Esgueira, mais concretamente nos armazéns do complexo da Bongás, no armazém G, da empresa “Mudanças-Mudamos a Sua Casa”.

 

 

Com o apoio do município de Anadia, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA) está a desenvolver uma campanha de solidariedade a favor do povo ucraniano. Esta operação consiste na recolha de bens e também na doação de duas ambulâncias de transporte de doentes, propriedade da AHBVA, que, apesar da idade (15 a 20 anos), ainda podem ser úteis. Interessados em aderir a esta campanha, através da doação de bens, devem dirigir-se ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Anadia até ao dia 13 de março, entre as 17h00 e as 19h00, de segunda a sexta-feira, e das 10h00 às 12h00, ao fim de semana. Segundo informações da Embaixada da Ucrânia, lanternas, candeeiros de campismo, geradores, aquecedores, material informático e equipamentos de comunicação são alguns dos bens prioritários. Medicamentos, produtos de higiene e de primeiros socorros, roupa, calçado e bens alimentares não perecíveis integram também a lista de necessidades. Voluntários do Banco Local de Voluntariado de Anadia irão colaborar na receção e no acondicionamento dos bens recolhidos.

 

Em Albergaria-a-Velha, a partir de 3 de março, o município estará a recolher bens para a população ucraniana no Pavilhão da Incubadora de Empresas (entrada pelo parque de estacionamento) no seguinte horário: segunda a sexta, das 17h00 às 19h00, e sábado, das 10h00 às 13h00. Neste momento, os bens mais urgentes para envio são medicamentos, produtos de higiene pessoal, alimentos com validade longa, produtos para bebé (alimentação e higiene), bens para apoio militar (capacetes, walkie talkies, powerbanks, joalheiras, entre outros) e outros bens essenciais como sacos-cama, agasalhos, lanternas ou roupa quente. Os bens recolhidos serão depois reencaminhados para os vários circuitos de transporte que estão a ser operacionalizados periodicamente.

 

Noutro campo de atuação, mais concretamente ao nível do apoio jurídico, a Teixeira – Sociedade de Advogados já disponibilizou os seus serviços, pro bono (a título gratuito), para efectuar reconhecimentos de assinaturas, certificações de fotocópias e certificação de traduções em documentos para instrução de processos relacionados com a entrada em Portugal de cidadãos ucranianos. Mais informações através dos números 234891090/1/2 ou do email correio@teixeira-sociedade-advogados.pt.

 

* Notícia atualizada às 15h50 do dia 5 de março

Partilhar

Post a Comment