
Caravana portuguesa de apoio aos refugiados parte hoje e integra dois aveirenses
São 22 automóveis, incluindo um autocarro, que seguem carregados de bens – em especial medicamentos e artigos de higiene – e querem regressar com mais de uma centena de refugiados. Vários cidadãos portugueses, entre os quais se incluem dois aveirenses, iniciaram, esta quarta-feira, uma longa viagem em direção às fronteiras da Polónia e da Roménia com a Ucrânia.
Pela frente têm muitas horas de viagem, mas a vontade de ajudar é tanta que ajudará a combater o cansaço. Esta caravana humanitária dinamizada por um grupo de cidadãos, voluntários, estima conseguir trazer para o nosso país cerca de 150 refugiados.
De Aveiro partiu uma carrinha de nove lugares, disponibilizada por uma empresa da cidade. A bordo seguem dois aveirenses, Gonçalo Fonseca e Paulo Jesus, e um voluntário do Porto. Irão encontrar-se com os restantes elementos da caravana junto à fronteira portuguesa, tendo, depois, como destino dois países diferentes. Aos voluntários aveirenses caberá rumar à Roménia, conduzindo quase 4.000 quilómetros para cada lado.
Poucas horas antes de se fazer à estrada, Gonçalo Fonseca fazia questão de destacar a onda de solidariedade que se gerou em torno desta iniciativa e também de outras de apoio ao povo ucraniano. O aveirense mostrava-se sensibilizado com a resposta que conseguiu obter, em poucas horas, para financiar e apoiar esta viagem de carro. “Há uma onda de solidariedade inexcedível”, vincou, em declarações à Aveiro Mag.
Se tudo correr conforme previsto, na sexta-feira a caravana já estará a chegar ao seu ponto de destino. O regresso a Portugal deverá acontecer entre domingo e segunda. A Aveiro Mag irá estar a acompanhar a sua viagem.
Anabela Ferreira da Silva
Boa viagem, que Deus vos abençoe,que tudo corra como desejam 🙏🍀
Nelson Pinto
Gostava de ser condutor de van como voluntário. Desenrrasco maioria das línguas inclusive ucraniano
Pingback: Aveirenses estimam chegar à Roménia esta sexta-feira à tarde - AveiroMag