
Aveirenses estimam chegar à Roménia esta sexta-feira à tarde
Já levam com mais de 24 horas de viagem, algumas delas debaixo de condições climatéricas desfavoráveis, mas o propósito mantém-se. Os aveirenses que integram a caravana humanitária que partiu esta quarta-feira de Portugal em direção às fronteiras da Ucrânia, estimam chegar ao seu destino, à fronteira da Roménia com a Ucrânia, esta sexta-feira ao final da tarde.
“Vamos deixar todos os artigos que trouxemos na Roménia e, depois, iremos transportar quatro refugiados da Roménia para a Polónia. A partir da Polónia sairemos com outro grupo de refugiados, em direção a Portugal”, testemunhou Gonçalo Fonseca, um dos aveirenses que segue nesta caravana humanitária.
Recorde-se que mais de 20 viaturas, incluindo um autocarro, saíram de Portugal carregados de bens – em especial medicamentos e artigos de higiene – e querem regressar com mais de uma centena de refugiados. Uma longa viagem em direção às fronteiras da Polónia e da Roménia com a Ucrânia, encetada por dezenas de voluntários.
Apesar de “dureza dos quilómetros”, o grupo segue “muito convicto”. Ainda que “o aproximar à região vá trazendo alguma tensão”, Gonçalo Fonseca destaca o facto, pelo caminho, o grupo estar já a conseguir “resolver a situação de mais algumas famílias, que virão para Portugal na comitiva”.