Caravana humanitária: aveirenses já chegaram à fronteira da Roménia com a Ucrânia

 

 

 

Meia missão cumprida. Os aveirenses que integram a caravana humanitária de apoio à Ucrânia chegaram esta sexta-feira à Roménia, depois de percorrerem cerca de 4.000 de estrada. Tal como previsto, Gonçalo Fonseca e Paulo Jesus, juntamente com um outro voluntário, oriundo do Porto, já procederam à entrega dos bens enviados pelos portugueses. Amanhã, voltam a fazer-se à estrada, trazendo consigo alguns refugiados.

 

Pouco depois de chegarem ao posto de fronteira, os aveirenses diziam ter encontrado “uma capacidade de acolhimento fantástica”. “Ninguém fica desamparado”, destacavam, reparando que as principais Organizações Não Governamentais estavam ali presentes. “Dentro do drama há muita gente a fazer o que tem de fazer”, vincavam.

 

Na fronteira estão apenas “mulheres e crianças”, reparavam, pouco antes de cumprirem uma pausa para descanso a fim de regressarem com segurança. A partir dali irão transportar quatro refugiados para a Polónia, de onde sairão, depois, já com outro grupo de refugiados em direção a Portugal.

 

Esta comitiva, recorde-se, partiu na quarta-feira de vários pontos de Portugal para prestar ajuda ao povo ucraniano. Levam bens alimentares e de higiene e regressarão com dezenas de refugiados.

 

Em simultâneo, e um pouco por toda a região, decorrem outras ações de apoio à Ucrânia. Confira as campanhas em curso.

 

Partilhar

Post a Comment