Bacalhau e Afins, o Gadus Morhua com todo o prazer

Onde se come

 

João Manuel Oliveira

 

 

Já se chamou Porter House, já foi Fusões, Paladarte e até À Linha. Por outro lado, já pode ter sido muitas coisas, mas o espaço é, há cinco anos e meio, o Bacalhau e Afins, o nome que Roberto Almeida lhe deu quando tomou posse do negócio, num acordo entre irmãos. Um viveiro de chefs -o atual é David Estevão, um jovem que começou como estagiário e que foi subindo nas duras tarefas da cozinha – e um local onde tratam bem o fiel amigo e a outra produção nacional de qualidade, o vinho. Eis o Bacalhau e Afins.

Chamo-lhe viveiro de chefs porque quem lá passa, ou volta ou deixa marca. Armando Matos, que atualmente presta assessoria ao restaurante, já lá esteve como chef – mesmo quando o espaço era o Fusões e com o Bacalhau e Afins e a consistência dos pratos tem sido reconhecida pelo concurso da Revolta do Bacalhau, com habituais diplomas de ouro pela qualidade e apresentação dos pratos de bacalhau.

 

 

 

 

Situado num local emblemático de Aveiro, de frente para o Rossio (agora em obras) e perto da zona turística da Praça do Peixe – o restaurante tem um menu bastante apetitoso, que passo a tentar descrever. Como o nome refere, poderíamos entrar na refeição por clássicos intemporais como o pastel de bacalhau ou as pataniscas do dito. Mas para os apaixonados muito mais interessantes são as ovas em escabeche, ou o creme de bacalhau aveludado onde as línguas são rainhas e, indispensável, a oficial “salada de bacalhau desfiado”… Aquela que os conhecedores conhecem como punheta de bacalhau. Nos pratos principais, há 12 pratos de bacalhau, desde os clássicos (lagareiro ou zé do pipo, brás ou natas) à Trilogia de Bacalhau Abafado ou aos Rissotos e ao Arroz dos Nossos Chefes. A indecisão é da escolha… 😊

 

 

 

 

Para quem não pretenda o fiel amigo, há sempre a opção marisqueira ou o peixe do dia, uma ou outra massa e cinco opções carnívoras, com especial destaque para a bochecha ou a bisteca de novilho. Os vegetarianos têm 3 opções na carta. Nas sobremesas, a pastelaria esmera-se e recomendo a Trilogia Tropical ou a atraente combinação entre o Amendoim, Chocolate e Caramelo. Se não quiser escolher, vá pelo Pijama que é prazer garantido.

 

Se é enófilo, certamente se irá enamorar pelo Bacalhau e Afins. Ampla escolha de vinhos, ultrapassando com facilidade a centena de referencias,  a carta tem sugestões a copo bastantes e com qualidade e opções para todas as carteiras. Copos de vários tipos e o Roberto dá a conhecer opções de forma correta e com conhecimento. Vale a pena lá ir, também, pela paixão do vinho.

 

Caros leitores, continuamos a receber as suas sugestões para gastronomia@magnumwineclub.com ou para os contatos da AveiroMag

Preço médio (30/35 euros)

https://www.facebook.com/bacalhauafins/

 

Bacalhau e Afins

Rua de João Afonso de Aveiro 13

3800-198 Aveiro

Portugal

 

Reserva:

916235226

 

Fecha ao domingo à noite

Horário de Abertura

12h – 15h (todos os dias)

19h – 23h (todos os dias, exceto Domingo)

 

Partilhar

Post a Comment