
Guerra entre Rússia e Ucrânia chega aos cinemas portugueses
A guerra entre Rússia e Ucrânia começou e “Esquecido” é o primeiro filme a chegar aos cinemas portugueses sobre este confronto que tem já um histórico dramático, já depois de ter sido apresentado em Estarreja, na última edição do festival Avanca.
Realizado por Daria Onyschenko, uma jovem e premiada realizadora da nova geração de cineastas ucranianas, este é um filme centrado na cidade de Luhansk, na época da sua ocupação por separatistas pró-russos.
No filme, a atriz Maryna Koshkina é uma professora de língua ucraniana, repentinamente obrigada a ensinar russo. Daniil Kamenskyi, premiado como melhor ator no Festival Avanca, é um estudante adolescente de 17 anos, que ficou órfão entre a guerra, e é agora obviamente um rebelde. Entre ambos, cresce uma tumultuosa paixão, pelo meio do avançar da ocupação. No leste da Ucrânia, os confrontos faziam adivinhar a guerra que agora se vive.
Produzido pela Ucrânia e a Suíça, “Esquecido”, ainda em Work in Progress, foi premiado como “Projeto de Maior Potencial Internacional” no Festival de Odessa. Entretanto, teve a sua estreia mundial na competição oficial do 35º Festival de Varsóvia, tendo sido distinguido com o Prémio Especial. Em Portugal, estreou no festival Avanca, onde o filme recebeu uma menção especial e o prémio para o melhor ator.
Na Ucrânia, “Esquecido” foi o filme de abertura do histórico festival de cinema “Molodist”, tendo a Academia Ucraniana de Cinema distinguiu “Esquecido” com o Prémio “Fight for Right” e Maryna Koshkina com o Prémio para Melhor Atriz.
Apropriadamente intitulado “Esquecido”, lida com as muitas vítimas do já longo conflito russo-ucraniano, que acaba de ganhar uma aterradora dimensão. Um filme que penetra nas cidades do leste da Ucrânia, ocupadas por separatistas nas chamadas repúblicas de Oblast, de Donetsk e Luhansk.
A realizadora Daria Onyshchenko, natural de Kiev e formada na escola de cinema HFF de Munique na Alemanha, é já conhecida dos espetadores portugueses. A sua primeira longa-metragem, “Eastalgia”, foi exibida na competição do Avanca 2013 onde ganhou o Grande Prémio e também o prémio para o melhor ator, o austríaco Karl Markovics, no papel de um velho pugilista. “Esquecido” é a sua segunda longa-metragem. Em toda a sua filmografia, a Ucrânia e os caminhos de construção da Europa, estão sempre muito presentes.
A estreia do filme deverá decorrer no final do mês de março nos cinemas de todo o país, sendo distribuído pela Filmógrafo.